Ruas com comércios e saídas para rodovias tem Operação Tapa-Buraco intensificada

Ação da Prefeitura de Hortolândia garante zeladoria de vias e segurança no trânsito

O mutirão da Operação Tapa-Buraco e a recuperação do asfalto continua em vias de diferentes regiões de Hortolândia. A Prefeitura trabalha para evitar o surgimento de buracos e erosões no solo, além de garantir segurança viária, evitando acidentes e danos aos veículos. Nesta semana, a ação foi reforçada na região central em ruas onde há comércios e em bairros que beiram a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). A operação também foi intensificada em ruas dos jardins Minda e Santana. "Paralelo a Operação Tapa-Buraco, as equipes também realizaram a recuperação e a troca do asfalto em ruas destes bairros. O serviço segue, diariamente, em diversos locais", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Tecnologia a serviço da população

Em setembro de 2022, a Prefeitura implantou uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para monitorar, fiscalizar e apontar problemas que interferem na vida da população, a fim de resolvê-los com agilidade e qualidade. Um deles é o surgimento de buracos nas vias, principalmente em períodos chuvosos, o que atrapalha o deslocamento, causa avarias em veículos, além de prejudicar os esforços realizados para a melhoria da segurança viária.

Câmeras acopladas a um veículo que roda por todas as regiões coletam informações que são enviadas em tempo real, via internet, a um servidor em nuvem para que agentes da Administração Municipal tenham acesso. A quantidade de buracos é mapeada e, por meio dessa tecnologia, as operações para consertar este tipo de dano acontecem com mais precisão.

"Cidade Inteligente"

O programa “Cidade Inteligente”, além de detectar buracos, é capaz de apontar mato nas calçadas, lixo descartado irregularmente, entulho, animais soltos nas vias, tampas de bueiro fora de lugar, sinalização viária apagada, dentre outros. A tecnologia consegue, em apenas quatro minutos, dar o diagnóstico de toda uma rua com fotos e indicadores de qualidade, enviando os dados para um servidor em nuvem, que alimenta um painel de controle operado pelas equipes da Prefeitura.