Hospital Municipal de Hortolândia realiza capacitação em obstetrícia

Treinamento foi voltado a profissionais de saúde que atuam na Linha Materno Infantil e no Centro Cirúrgico

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, nesta quinta-feira (26/10), uma capacitação no Hospital e Maternidade Municipal Governador “Mário Covas”. O treinamento, realizado no anfiteatro do Hospital, reuniu agentes da Saúde que atuam diretamente no atendimento às gestantes. O tema da palestra foi “Protocolo de Pré-Eclâmpsia e Sulfatação”.

Dividido em dois períodos, um de manhã e outro à noite, o treinamento busca capacitar as equipes de saúde da Linha Materno Infantil, do Centro Cirúrgico e da Central de Material Estéril. Durante a capacitação, os profissionais de saúde aprenderam sobre os procedimentos adequados para o diagnóstico e tratamento da pré-eclâmpsia, doença caracterizada pelo aumento da pressão arterial em gestantes. O encontro também abordou os protocolos necessários para a realização da sulfatação, procedimento médico que utiliza Sulfato de Magnésio para controlar a hipertensão arterial nas grávidas.

Uma das enfermeiras obstetras responsáveis pela capacitação, Leatriz Aparecida Vieira explica o tema da palestra. “Nesse treinamento foi apresentada a importância do protocolo de pré-eclâmpsia e sulfatação, que é toda a prevenção, tratativa e finalização da pré-eclâmpsia. Esse protocolo trabalha tanto a prevenção da doença como aborda os cuidados de enfermagem, abrangendo todas as síndromes hipertensivas específicas da gestação”, elucida Leatriz, que ministrou o treinamento acompanhada da colega e também enfermeira obstetra, Juliana Virgínia Anastácio.

A capacitação contínua dos profissionais de saúde e a intensificação do fluxo de informações são práticas alinhadas com a cultura organizacional do Hospital Municipal, como explica a enfermeira da Educação Permanente do Hospital Mário Covas, Maria Solange Pacheco Santos. “Um profissional altamente capacitado lida com os desafios de forma mais eficaz, mantém relacionamentos mais assertivos e executa tarefas com precisão. A troca de experiências gera sinergia, beneficiando a vida profissional de nossos colaboradores, o que, por sua vez, se traduz em um atendimento excepcional aos pacientes”, destaca Solange.

O treinamento desta semana se soma a outras ações adotadas pelo Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas com a finalidade de garantir a segurança dos pacientes. Neste mês, o Hospital promoveu a adesivagem dos ambientes internos de atendimento ao público, assim como promoveu um treinamento em “Comunicação Eficiente” com profissionais da saúde. Ambas as ações buscam atender uma das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estipuladas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).