Ambientes do Hospital Municipal são adesivados em ação de humanização

Identificação visual realizada pela Prefeitura de Hortolândia está alinhada com uma das metas internacionais de segurança do paciente

O Hospital e Maternidade Municipal Governador Mário Covas concluiu a adesivagem dos ambientes internos de atendimento aos pacientes. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde, busca melhorar a eficácia na comunicação com o público e otimizar a localização dos serviços oferecidos pelo Hospital, em uma ação humanizadora.

Assim que chegam ao Hospital e Maternidade Mário Covas, os pacientes se deparam com uma arte estampada em uma das paredes da recepção. No adesivo, constam informações sobre os critérios de classificação de risco, que indicam a prioridade do atendimento aos pacientes de acordo com a grau do risco apresentado. Utilizando a cor vermelha para situações emergenciais, amarelo para “urgente”, verde para “pouco urgente” e azul para atendimentos menos prioritários, a arte busca justificar aos pacientes o tempo de espera. Além da recepção da sala de espera médica, outros espaços internos foram adesivados, como a sala de acolhimento, sala de gesso e a sala de medicação.

A enfermeira da Educação Permanente do Hospital Mário Covas, Maria Solange Pacheco Santos, explica o propósito da medida. “O objetivo da adesivagem é permitir, de forma ilustrativa e de fácil entendimento, que a população compreenda como é realizado o atendimento no Hospital. Entender, por exemplo, que alguns pacientes são atendidos com prioridade pelo critério da classificação de risco, que indica os níveis de gravidade. Além disso, a adesivagem torna o ambiente de espera mais agradável visualmente para os pacientes e otimiza a localização, por indicar onde fica a sala de medicação e sala de gesso, por exemplo”, comenta Solange.

A adesivagem no Hospital Mário Covas busca atender uma das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Implementadas pela instituição sem fins lucrativos Join Comission International, em parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde), as metas preveem, entre outras medidas, a prática da comunicação clara, objetiva, completa e de fácil compreensão como forma de garantir a segurança no ambiente hospitalar.