Obra do novo Paço Municipal segue com acabamento interno

Cerca de 65% das etapas foram executadas

Segue intensificada e evoluindo diariamente a obra de construção do novo Paço Municipal de Hortolândia. A estrutura, de acordo com a empresa contratada pela Prefeitura, já está 65% concluída. A instalação de esquadrias de vidros e janelas foi concluída na fachada, tanto para o lado do Corredor Metropolitano quanto para o lado da Avenida Sabina Baptista de Camargo. Além disso, seguem os serviços de acabamento na parte interna do prédio como impermeabilização, instalação de dutos de ar, piso, revestimento, instalações hidráulica e elétrica. A empresa responsável pela obra mantém a previsão de finalização dos trabalhos no prédio para este ano.

Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, parte da usina fotovoltaica implantada no prédio já está funcionando. O dispositivo gerará economia ao município.  A usina deverá produzir energia suficiente para abastecer o novo Paço. A produção excedente será transmitida à rede elétrica da CPFL para compensações futuras. A usina proporcionará redução da conta de energia, gerando economia para o município. A construção da usina é realizada com recursos da CIP (Contribuição de Iluminação Pública).

NOVO PAÇO

O Novo Paço é erguido em terreno de 60 mil metros quadrados, próximo ao do Corredor Metropolitano e nas imediações da Ponte da Esperança. A Ordem de Serviços para o início da obra foi assinada em 29 de junho de 2022. A terraplenagem começou em julho de 2022. Em seguida, veio a etapa das fundações e de implantação das colunas. A futura sede do Poder Executivo abrigará todas as secretarias e órgãos municipais de atendimento ao público que atualmente ocupam imóveis alugados.

Como o prédio será construído com estruturas pré-fabricadas, a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica prevê maior confiabilidade no cumprimento do cronograma. “Com essa estratégia, pretendemos reduzir e eliminar custos indiretos, desperdício de material e ociosidade de pessoal. Em resumo, a obra fica mais rápida e sem surpresas no orçamento final”, esclarece o secretário da Pasta, Carlos Roberto Prataviera Júnior.

O imóvel terá aproximadamente 10 mil metros quadrados de área construída e, no espaço remanescente, haverá jardins e estacionamento. O projeto prevê ainda que o prédio tenha cisternas para armazenamento de águas da chuva, que serão utilizadas tanto na manutenção dos jardins quanto na limpeza do próprio Paço.