Prefeitura de Hortolândia reforça manutenção e zeladoria em espaços públicos

Trabalho também contribui com a limpeza da cidade

A manutenção e a zeladoria dos espaços públicos de Hortolândia mantém os locais agradáveis para o uso da população. Diversos serviços são realizados, diariamente, em diferentes áreas da cidade. Nesta semana, o Parque Socioambiental Renato Dobelin, localizado na região central, recebeu mutirão de pintura e limpeza e está preparado para receber encontros de famílias e amigos no final de semana. No local, acontecerá a programação do Hortofest. Os portões das quadras esportivas do Parque Socioambiental Lago da Fé, na região do Parque Gabriel, também passaram por manutenção para oferecer mais segurança aos frequentadores.

No Jardim Santa Clara do Lago, a manutenção e a pintura aconteceu na área da Praça de Esportes, onde há um poço artesanal. No Jardim Santa Emília, o PEV (Ponto de Entrega Voluntária) do bairro também recebeu manutenção, assim como pontos de ônibus localizados na avenida da Emancipação, próximo da entrada da cidade. No Parque Odimar, uma viela foi fechada para passagem exclusiva de pedestres. Trabalho que contribui com a segurança viária, principalmente para crianças e idosos.

Já o mutirão de poda do mato foi realizado em áreas verdes da região do Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim São Sebastião e Jardim Malta. Mesmo trabalho que aconteceu nos canteiros centrais das avenidas do Jardim Terras de Santo Antônio, Jardim Amanda, áreas interna e externa da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Nova Estrela e no campo de futebol do Jardim Adelaide. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, além da poda do mato, as equipes de varrição estão em todos os bairros, diariamente, para completar as ações que deixam a cidade mais limpa.

Varrição mecanizada

A limpeza de Hortolândia não para e durante o final da noite e o início da madrugada, equipes da Prefeitura aliam a tecnologia para o desenvolvimento inteligente e sustentável. O caminhão da varrição mecanizada funciona a todo vapor. A varredora automática aspira com sucção os resíduos encontrados nas vias e atua com a velocidade média de operação entre 5 e 15 quilômetros por hora. São aproximadamente 80 quilômetros de avenidas limpas, todos os dias, coletando seis metros cúbicos de resíduos compactados, exceto os de construção civil.

Trabalho realizado nas principais avenidas

O equipamento circula  entre as avenidas da Emancipação, Olívio Franceschini, São Francisco de Assis, Santana, Brasil, Thereza Ana Cecon Breda, Amélia Basso Breda, Joaquim Marcelino Leite, além do "Superviário". A ação também acontece na rua Nelson Pereira Bueno e nas vias que margeiam os parques socioambientais Chico Mendes (rua João Mendes) e Lago da Fé (avenida Joaquim Martarolli).