Varrição mecanizada contribui para a eficiência na limpeza das vias em Hortolândia

Serviço da Prefeitura faz parte das ações para desenvolvimento inteligente e sustentável na cidade

Durante o final da noite e o início da madrugada, equipes da Prefeitura de Hortolândia fortalecem a limpeza e zeladoria da cidade aliando a tecnologia para o desenvolvimento inteligente e sustentável. Com o objetivo de manter as principais vias da cidade limpas e bem cuidadas, o caminhão da varrição mecanizada funciona à todo vapor. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a varredora automática aspira com sucção os resíduos encontrados nas vias e atua com a velocidade média de operação entre 5 e 15 quilômetros por hora.

São aproximadamente 80 quilômetros de avenidas limpas, todos os dias, coletando seis metros cúbicos de resíduos compactados, exceto os de construção civil. "O sistema modernizado, com maquinário, reduz o tempo de realização da limpeza, auxilia a segurança dos varredores de rua e melhora o rendimento", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Trabalho realizado nas principais avenidas

O equipamento circula  entre as avenidas da Emancipação, Olívio Franceschini, São Francisco de Assis, Santana, Brasil, Thereza Ana Cecon Breda, Amélia Basso Breda, Joaquim Marcelino Leite, além do "Superviário". A ação também acontece na rua Nelson Pereira Bueno e nas vias que margeiam os parques socioambientais Chico Mendes (rua João Mendes) e Lago da Fé (avenida Joaquim Martarolli).  "O trabalho no período noturno garante o fluxo do trânsito sem problemas. Para que a varrição mecanizada seja feita, também não pode haver carros estacionados nas vias. Já são mais de dois mil quilômetros de vias limpas", comenta Panício.