Zeladoria é realizada pela Prefeitura no Pq. Lago da Fé

Outras ações também acontecem em espaços de todas as regiões de Hortolândia

O trabalho de manutenção, limpeza e zeladoria da Prefeitura acontece, diariamente, em todas as áreas públicas de Hortolândia com o objetivo de contribuir com o embelezamento da cidade e o bem-estar da população. No Parque Socioambiental Lago da Fé, localizado na região do Parque Gabriel, o corrimão da travessia de pedestres foi reforçado e recebeu pintura. O serviço garante mais segurança para quem necessita se deslocar caminhando de uma margem à outra do espaço. Já no Jardim São Sebastião, as equipes realizam o nivelamento das guias da calçada em diversas ruas do bairro. Ação que também contribui para a segurança de pedestres.

Em toda a extensão da avenida Olívio Franceschini, nesta terça-feira (12/09), a Administração Municipal iniciou um mutirão de poda de mato. "A poda do mato contribui com a visibilidade de pedestres e motoristas que passam pelas vias. Além disso, também ajuda no embelezamento da cidade. Outro mutirão também foi iniciado em áreas verdes e praças no Jardim Malta", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

A limpeza e varrição foi concluída em praças, parques e áreas verdes nos jardins Nossa Senhora de Fátima e Rosolém e, também, nos canteiros centrais de ruas e avenidas do Jardim Amanda. "Ao apresentarmos uma cidade limpa e agradável, também temos o objetivo de despertar a sensação de pertencimento do cidadão. Ao ver os locais bonitos, queremos que as pessoas ajudem na manutenção, descartando o lixo e o entulho corretamente. A colaboração de todos é essencial para o desenvolvimento da cidade. Nesta época do ano, o descarte irregular provoca, além do mau cheiro, incêndios e queimadas. No período chuvoso, enchentes e alagamentos", comenta Panício.

Mantenha a cidade limpa

A Prefeitura de Hortolândia oferece Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para que a população possa realizar o descarte correto de resíduos recicláveis e reaproveitáveis, tais como entulhos de construção, plástico PET, isopor, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). A lista completa de PEVs está disponível no site oficial da Prefeitura, através do LINK.

A colaboração ativa dos moradores também é importante para denunciar qualquer tipo de ação irregular por meio do aplicativo do programa Agenda Verde, disponível gratuitamente para download nas plataformas Google Play e App Store. Para coibir essa prática, a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas), prevê a aplicação de multas para o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas. Os valores das penalidades variam de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia). No caso do descarte irregular em terrenos particulares, a multa também varia de 25 a 10.000 UFMHs.