Praças e parques socioambientais de Hortolândia são opções de lazer neste feriado prolongado

Espaços  são boas opções para curtir com as crianças

O final de semana prolongado que começa nesta quinta-feira (12/10), em comemoração ao dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, está recheado de opções para o lazer com a família e amigos em Hortolândia, em especial, as crianças. Os espaços públicos da cidade recebem, diariamente, diversas ações de limpeza, cuidados, manutenção e zeladoria como varrição e poda do mato para receber a população. No Jardim Amanda, o trabalho é intensificado nas quadras próximas das lagoas, onde a área ao redor também é contemplada. No Parque Socioambiental Lago da Fé, a etapa de serviço foi concluída após uma semana com equipes da Prefeitura em toda a extensão da maior área de lazer da cidade.

O mesmo trabalho também acontece nas áreas interna e externas de praças e parques socioambientais das regiões dos jardins Santa Clara do Lago e Nossa Senhora de Fátima, além de ruas da região central, para quem quiser realizar compras no comércio local, onde a movimentação deve ser intensa pelo "Dia das Crianças", também comemorado na data. Na Vila Real, o mutirão é na Praça da Igreja Matriz, local que costuma receber encontros de amigos e familiares aos sábados e domingos. "

“Neste “Dia das Crianças”, as áreas de lazer são boas opções para “picnic”. Em Hortolândia, os espaços também possuem “brinquedões” e “brinquedos inclusivos” para a criançada", comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

“Precisamos da colaboração de todos para descartar o lixo nas lixeiras e que os locais de lazer permaneçam agradável ao uso. Áreas verdes, unidades de saúde e ensino, além das academias públicas das praças também são locais com trabalho de zeladoria e limpeza com grande volume”, explica Panício.

Áreas de lazer limpas, ampliadas e revitalizadas

Além da poda do mato e da limpeza periódica, o reforço na manutenção, embelezamento e revitalização das praças e parques da cidade estão intensificados, bem como a ampliação. Esta dinâmica faz parte do desenvolvimento da cidade inteligente e sustentável desde 2017. Neste período, receberam revitalização e manutenção as praças do "Pastel",  da "Penha" e “Diogo Cerdan” (Região do Jd. Nossa Senhora de Fátima), "Desbravadores" (Pq. Ortolândia), "Roxo" (Jd. N. Hortolândia/N. Sra. Auxiliadora), "Adelaide", "Malta", "Poderosa" (Jd, Rosolem) e do "Coreto" (Remanso Campineiro).

A Administração Municipal ainda ampliou a área do Parque Socioambiental Lago da Fé (Pq. Gabriel), modernizou o OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), localizado no Jardim Santa Clara do Lago e realizou ações de revitalização no Parque Socioambiental Renato Dobelin (Região Central). As lagoas do Jardim Amanda e do Jardim São Bento também continuam a receber ações para limpeza e conservação. A Fazenda Gazzetta (Jd. Terras de Santo Antônio), também recebeu melhorias e abriga um núcleo da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.