“Diário de um Banana: Maré de Azar” é o livro mais emprestado na Biblioteca Municipal de Hortolândia, em setembro

Três livros da série de Jeff Kinney figuram no top 5 dos livros mais emprestados

Um adolescente chateado com o abandono do amigo decide tomar decisões de acordo com sua sorte. Esse é o enredo principal de “Diário de um Banana: Maré de Azar”, de Jeff Kinney. O oitavo volume da aclamada série literária do gênero infantojuvenil figura como o livro mais emprestado, em setembro, pela Biblioteca Municipal de Hortolândia (consulte o ranking completo abaixo).

Em “Diário de um Banana: Maré de Azar”, o protagonista Greg Heffley está chateado com o abandono de seu melhor amigo, Rowley, que encontrou uma namorada. Magoado e diante do desafio de encontrar novos amigos e enfrentar a vivência do período escolar, Greg Heffley decide tomar as decisões de sua vida a partir da sorte. Repleto de ilustrações, anotações e recortes no meio da escrita, o livro desperta o interesse dos leitores, que se questionam se os lances de dados levarão o protagonista a uma guinada positiva ou a uma verdadeira maré de azar. A série “Diário de um Banana” é aclamada mundialmente. Desde o primeiro volume, já são mais de 40 milhões de exemplares vendidos. Sucesso entre as crianças e adolescentes, a série de Jeff Kinney aborda os problemas cotidianos de um adolescente comum por meio de vários elementos que entretém e cativam os leitores.

O coordenador da Biblioteca Municipal de Hortolândia, Rafael Antônio Silva, comenta o fluxo de empréstimos em setembro. “O ranking desse mês segue o padrão de procura dos nossos leitores com vários títulos de literatura infantojuvenil, com destaque da série ‘Diário de um Banana’ como o mais procurado. No ranking também podemos destacar um título do Collen Hoover que está sendo indicado pelos tiktoker e, também, um clássico do Pedro Bandeira, ‘Anjo da Morte’”, avalia Rafael.

CADASTRO

Atualmente, a biblioteca tem mais de 6.000 leitores cadastrados. Para quem ainda não é usuário, o cadastro pode ser feito on-line por meio deste LINK. Quem preferir, também pode fazer o cadastro presencialmente na biblioteca. É necessário foto e cópias da Carteira de Identidade e de um comprovante de endereço.

Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada por algum deles. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo).

Inicialmente, o usuário é cadastrado na categoria Leitor Comum. Se ele for um leito assíduo, com o tempo pode subir para as categorias Leitor Vip e Leitor Prime. O acervo da biblioteca tem mais de 17.000 obras, e pode ser consultado por meio deste site

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Consulte o ranking dos livros mais emprestados em setembro pela Biblioteca Municipal de Hortolândia:

Ranking dos livros mais emprestados – Setembro de 2023

Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte

Diário de um banana : maré de azar

Os miseráveis

José Angeli

Diário de um banana : Rodrick é o cara

Caçadores de zumbis

John Kloepfer

Diário de um banana : casa dos horrores

Jeff Kinney

Anjo da morte : mais uma aventura com os Karas!

Pedro Bandeira

Mentes inquietas : TDAH : desatenção, hiperatividade e impulsividade

Ana Beatriz B. Silva

Diário de um banana : a verdade nua e crua