Duas delegadas de Hortolândia estarão em Brasília na 6a. Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Delegação local esteve em Barretos, na 6a. Conferência Estadual, para debater como “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”

Hortolândia estará presente na 6ª CNSAN (Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), que discutirá meios para “Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, no Brasil. Duas delegadas locais, Ester Mendes (representante do Poder Público) e Eunice de Souza, a Mãe Dango (representante de Povos e Comunidades Tradicionais), foram eleitas, nesta quinta-feira (28/09), ao final da 6a. CESAN (Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional), para participar da grande assembleia nacional, marcada para acontecer entre os dias 11 a 14 de dezembro deste ano, em Brasília.

Além delas, mais três pessoas integraram a delegação local que foi a Barretos participar da etapa estadual das discussões: as delegadas Luzeni da Silva (Sociedade Civil) e Leilha Chaves Dadda (Sociedade Civil) e, como convidada, a nutricionista Alessandra Sarto, diretora de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura.

Em meados de agosto, delegados municipais compareceram à Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da região de Campinas, realizado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O evento mobilizou sete representantes dos 90 que compõem a CRSANS de Campinas. Na ocasião, Hortolândia apresentou 13 das 222 sugestões anotadas no Caderno de Propostas da Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional de Campinas (CRSANS Campinas), abordando os três eixos de discussão estabelecidos – .Eixo 1-  Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; Eixo 2 - Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)” e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada; e Eixo 3 - Democracia e Participação Social.

Conselho Nacional de Segurança Alimentar

No ano passado, Hortolândia realizou duas pré-conferências e uma Conferência Municipal. Neste ano, a partir das orientações do Comsea Nacional (Conselho Municipal de Segurança Alimentar), foi realizada a "III+1" Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Hortolândia que levou os representantes para as próximas etapas.

Comsea

O Comsea está regulamentado pela Lei Municipal nº 3.890, de 17 de novembro de 2021, e é composto por 12 membros titulares e 12 membros suplentes, sendo dois terços representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais.

Segundo o Departamento de Segurança Alimentar, as Conferências são um espaço democrático, aberto e articulado com a sociedade, para que todos possam participar na elaboração e avaliação de políticas públicas para a área.

Segundo Alessandra, é significativa a participação do município em um evento que reuniu 450 pessoas – 400 delegados e 50 observadores, na etapa estadual.

“É muito importante esta participação de Hortolândia neste evento, em um momento de retomada das conferências. Tivemos espaço em um evento que já não acontecia havia sete anos. Essa retomada da discussão das políticas públicas é importantíssima. Mais uma vez, Hortolândia marca a sua participação em todas as etapas da conferência. Isso também significa que a política de segurança e a mobilização no município têm um papel muito relevante. Ressaltamos todo o apoio que a Administração Municipal sempre dá a participação de todos os delegados, sejam eles da Sociedade Civil, sejam do Poder Público, neste evento. Hortolândia referenda assim o nome do município, de fato, como um dos que têm uma política de segurança alimentar em execução”, ressalta a diretora

Desde 2007, Hortolândia tem participado ativamente, por meio da Conferência Regional, de todas as edições da Conferência Nacional. Além disso, em 2011, o município realizou sua 1ª Conferência Municipal e, nos anos de 2011 e 2015, participou, com representantes, de todas as etapas (3ª, 4ª e 5ª) das Conferências promovidas pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar.