Ruas de acesso ao Pq. Socioambiental Lago da Fé recebem reforço da sinalização em Hortolândia

Trabalho da Prefeitura prioriza a segurança viária para evitar acidentes

A sinalização de ruas que dão acesso para parques e praças é importante para o aumento da segurança viária e evitar acidentes com motoristas e pedestres. O trabalho da Prefeitura de Hortolândia foi realizado na rua Carlos Roberto Melo trechos entre a avenida Fermino Martarollo e rua dos Evangélicos, na região do Parque Gabriel. De acordo com  a Secretaria de Mobilidade Urbana, o reforço do serviço é importante na área que, além do acesso ao Parque Socioambiental Lago da Fé, também é uma área onde há comércios e um hotel. Além disso, na mesma região, uma lombada foi implantada.

"Temos muitos pedestres e ciclistas circulando naquela região, já que dá acesso ao parque e o movimento, principalmente durante os finais de semana e os dias mais quentes é intenso. Diversos veículos também podem ser vistos já que há comércios de todos os tipos. A movimentação é grande e precisamos contribuir com a segurança de todos para salvar vidas. Pedimos que as leis de trânsito e a circulação dentro do limite de velocidade permitido sejam cumpridos", comenta o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

O reforço das pinturas foi principalmente nas faixas de pedestres, nas linhas organizacionais como faixas duplas amarelas, por exemplo, e em legendas como "PARE" e "PEDESTRES" que ajudam na visualização. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, mais de 18 mil metros quadrados de sinalização de solo já foram implantados ou repintados. O serviço também é priorizado próximo de unidades de saúde, no entorno de praças, parques socioambientais e vias com grande fluxo no tráfego de veículos pesados como ônibus e caminhões e que dão acesso às rodovias que cortam a cidade e grandes avenidas.

“Nesta terça-feira (26/09), concluímos o mutirão de reforço da sinalização do solo em vias do Jardim Campos Verdes onde há fluxo de veículos do transporte público municipal e intermunicipal”, explica Vasconcellos.

Desenvolvimento da "Cidade Inteligente"

Para garantir a segurança e evitar acidentes, além das diversas ações da Prefeitura, entre elas, a sinalização, a "muralha digital" é uma das principais aliadas nas ruas e avenidas. O sistema tecnologico aponta que os cruzamentos entre as avenidas Olívio Franceschini e Emancipação (Pq. dos Pinheiros), avenida Santana e rua Pastor Hugo Gegembauer (Pq. Ortolândia), avenidas Brasil e Tarsila do Amaral (Jd. Amanda), avenidas São Francisco de Assis e Thereza Ana Cecon Breda (Vila Real) e ruas Orlando Ghiraldelli com Antônio Fernandes Leite (Jd. Rosolém), já registraram juntos quase 3 mil notificações desde março deste ano.

As mais comuns são conversões proibidas, avanço de sinal vermelho, retorno proibido, estacionamento proibido e falta do uso do cinto de segurança. No mês de agosto, mais de 700 notificações educativas foram aplicadas para motoristas infratores. Já nos primeiros dias deste mês, mais de 100 notificações foram registradas, sendo que, em apenas um dia de setembro, por exemplo, foram registradas 11 conversões proibidas. Cerca de 130 placas instaladas nas ruas e avenidas alertam pedestres e motoristas sobre a funcionalidade do conjunto de fiscalização, com imagens reproduzidas nas telas da Central de Monitoramento, inaugurada no ano passado.