5º Seminário de Segurança Viária debate sobre o futuro da mobilidade urbana em Hortolândia

Atividade organizada pela Prefeitura aconteceu nesta sexta-feira (22/09), na Câmara Municipal

Criar ações e debater o futuro da mobilidade urbana na cidade, com o intuito de salvar vidas, medidas aliadas ao desenvolvimento inteligente e sustentável são diretrizes para o futuro em Hortolândia. Na manhã desta sexta-feira (22/09),  o auditório da Câmara Municipal recebeu o 5º Seminário de Segurança Viária, promovido pela Prefeitura de Hortolândia. O encontro contou com a presença do prefeito Zezé Gomes e envolveu representantes de diversas secretarias da Administração Municipal, debatendo temas que variaram desde a educação no trânsito até mecanismos para novidades na fiscalização e engenharia do tráfego.

Também participaram representantes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, concessionária Rodovias do Tietê, responsável por estradas que passam pela região, além da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

"A locomoção evoluiu em Hortolândia com muito trabalho e conquistas para a nossa mobilidade urbana. São diversos trabalhos realizados que acontecem, diariamente, para melhorar o fluxo e, também, salvar vidas no trânsito. Podemos acompanhar com o tempo essas mudanças e continuaremos este trabalho que segue com o desenvolvimento da cidade. As benfeitorias não vão parar. Cuidar da vida das pessoas acompanhando as mudanças necessárias e focando na educação no trânsito são metas para o futuro", comentou o prefeito Zezé Gomes.

"Trocamos conhecimentos, continuamos a aprender e vamos intensificar a implantação de ações que salvam vidas e acompanham o crescimento da cidade, inclusive com as novas obras que melhoram o fluxo. Hortolândia está cada vez maior e nossos serviços seguem, sempre à favor da população. Agradecemos a todos pela presença, reforçamos nossas parcerias e intensificaremos nossas diretrizes para um trânsito seguro e responsável", comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Maio Amarelo

Neste ano, o "Maio Amarelo", uma ação em comemoração ao programa Nacional pela segurança viária, também foi destaque em Hortolândia com ações da Prefeitura junto aos órgãos parceiros. Além de diversas etapas da  Operação "Cavalo de Aço" também foi intensificado o "Café na Passarela", para a orientação da travessia de pedestres nas rodovias. O desenvolvimento de ações educativas em unidades de ensino da cidade, o passeio ciclístico “Vem de Bike”, que reuniu mais mil ciclistas pela malha cicloviária da cidade, a live para motociclistas além de panfletagens orientativas diversas e o reforço nas ações que já acontecem rotineiramente completaram o esforço realizado para construir um trânsito cada vez mais equilibrado.

Desenvolvimento da "Cidade Inteligente"

Para garantir a segurança e evitar acidentes, além das diversas ações da Prefeitura, entre elas, a sinalização, a "muralha digital" é uma das principais aliadas nas ruas e avenidas. O sistema tecnológico aponta que os cruzamentos entre as avenidas Olívio Franceschini e Emancipação (Pq. dos Pinheiros), avenida Santana e rua Pastor Hugo Gegembauer (Pq. Ortolândia), avenidas Brasil e Tarsila do Amaral (Jd. Amanda), avenidas São Francisco de Assis e Thereza Ana Cecon Breda (Vila Real) e ruas Orlando Ghiraldelli com Antônio Fernandes Leite (Jd. Rosolém), já registraram juntos quase 3 mil notificações desde março deste ano.

As mais comuns são conversões proibidas, avanço de sinal vermelho, retorno proibido, estacionamento proibido e falta do uso do cinto de segurança. No mês de agosto, mais de 700 notificações educativas foram aplicadas para motoristas infratores. Já nos primeiros dias deste mês, mais de 100 notificações foram registradas, sendo que, em apenas um dia de setembro, por exemplo, foram registradas 11 conversões proibidas. Cerca de 130 placas instaladas nas ruas e avenidas alertam pedestres e motoristas sobre a funcionalidade do conjunto de fiscalização, com imagens reproduzidas nas telas da Central de Monitoramento, inaugurada no ano passado.