Hortolândia celebra Dia da Árvore com programação especial no Parque Socioambiental Chico Mendes

Evento realizado pela Prefeitura inclui plantio de árvores, caminhada ecológica, feira sustentável e adoção de pets

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore e para sensibilizar a população a respeito desse importante elemento da natureza, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, preparou neste dia, uma programação especial para marcar esta data significativa. As atividades serão realizadas no Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado entre as avenidas Santana e Olívio Franceschini, na região central da cidade, das 9h às 11h.

Os participantes terão a oportunidade de contribuir para o aumento da arborização da cidade através do plantio de árvores, caminhada ecológica para apreciar a beleza do parque e refletir sobre a importância das árvores.  Além disso, o público poderá desfrutar de uma feira sustentável que contará com atividades como a recolha de garrafas pet, doação de adubo orgânico e de sementes de Ipê amarelo, exposição de peças feitas a partir de cortes de árvores da cidade e adoção de pets.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no primeiro semestre de 2023, foram plantadas 24.215 mudas de diversas espécies em variados pontos da cidade por meio do sistema "Plantio On-line", lançado em maio deste ano.

O "Plantio On-line" é um sistema adotado pela Prefeitura, que facilita a solicitação do plantio de árvores pelos moradores. Para participar, os interessados podem acessar o site da Prefeitura através deste LINK, realizar o cadastro e solicitar uma das 22 espécies disponíveis.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, esse programa está alinhado com o objetivo de Hortolândia de ser reconhecida como a "Cidade Árvore do Mundo". Essa certificação requer que o município assuma a responsabilidade pelo cuidado das árvores, estabeleça regras para alocar recursos e realizar manejo florestal, além de manter um inventário atualizado para controlar as espécies arbóreas e implementar programas de educação ambiental. Hortolândia tem a meta de plantar 80 mil árvores até o final de 2024.