Projeto "Plantio Online" de Hortolândia recebe cadastro de moradores interessados

Plantios solicitados pela internet têm como objetivo facilitar o atendimento da população e preservar o meio ambiente

A Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, dá início ao plantio de mudas solicitadas por moradores através do projeto "Plantio Online". A partir do dia 13 de maio, a ação atenderá 38 munícipes já inscritos no projeto. O lançamento do plantio faz parte das comemorações pelos 32 anos de Hortolândia. Veja abaixo como solicitar, pela internet, uma espécie de árvore para a sua calçada.

Durante o processo de solicitação, os moradores da cidade têm a possibilidade de escolher um exemplar entre as 22 espécies disponíveis para o plantio de mudas. Dentre as espécies de mudas disponíveis  estão: Amendoim falso, Araçá Calistemon/escova de garrafa, Cambuci, Carobinha, Grevilha de jardim, Resedá, Ipê branco do brejo, Unha de vaca do campo, Urucum, Aleluia, Guamirim, Cássia do nordeste, Cereja do rio grande, Caputuna preta, Ipê branco, Tabebuia rosea alba, Ipê amarelo cascudo, Jacarandá branco, Pata de vaca e Pitanga. Lembrando que toda a lista de mudas está relacionada à espécies apropriadas para arborização urbana.

Com o projeto "Plantio Online", a Prefeitura de Hortolândia espera incentivar os moradores à adotarem ações sustentáveis em suas casas e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, a solicitação do plantio pela internet oferece comodidade e facilidade aos munícipes. “O sistema também fornece uma variedade de opções de espécies adequadas para a arborização urbana, evitando problemas futuros com escolhas inadequadas. Essa iniciativa é mais uma ação da Administração Municipal em prol da sustentabilidade”, destaca Eliane.

Passo a passo de como realizar o cadastro para o plantio online:

Acesse facil.hortolandia.sp.gov e cadastre-se.

Para se cadastrar é necessário ser morador de Hortolândia.

No menu à esquerda, entre na aba Meio Ambiente e depois clique em Solicitar Serviço.

Acesse o Plantio Gratuito de Muda na Calçada.

Responda se a árvore será plantada em local com ou sem rede da CPFL.

Entre as 22 espécies, escolha uma, diferenciando sob fiação e sem fiação

Confirme o endereço e envie a solicitação.

Para finalizar, agora é só demarcar o local na calçada e aguardar o plantio.

Caso o morador queira plantar árvores na área interna dos terrenos de sua propriedade, ele pode retirar mudas gratuitamente no Viveiro Municipal, na rua Stefano Dilo, 350, Parque Ortolândia, de quarta a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.