Programa de Tabagismo de Hortolândia ajuda mais de 300 pessoas a largar o cigarro

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, Prefeitura promove encontro com participantes do programa nesta terça-feira (29/08)

Há mais de cinco meses, Ícaro de Lima Silva tem conseguido vencer uma importante luta em sua vida: ficar sem fumar. O jovem de 26 anos é um dos participantes do Programa de Tabagismo da Prefeitura de Hortolândia. Para provar que é possível largar o vício, o programa realizará um encontro com todos os participantes, nesta terça-feira (29/08), na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim. O evento, às 18h30, também marcará o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

O Programa de Tabagismo foi criado em 2005 pela Secretaria de Saúde. Em razão da pandemia do Coronavírus, o programa foi paralisado. Em 2020, o programa começou a realizar grupos on-line com os pacientes. A novidade deu resultado tão positivo a ponto de o programa continuar com o formato dos encontros virtuais.

Desde então, de acordo com a coordenadora do programa, a médica Regina Happ, atualmente existem 67 grupos on-line estruturados. Já participaram do programa 654 pessoas, das quais 381 conseguiram largar o consumo de cigarro. Quem quiser participar do programa, basta procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora. “As reuniões dos grupos on-line, com duração de uma hora, acontecem nos períodos matutino ou noturno, por meio da plataforma Google Meet”, explica Regina.

As primeiras reuniões são um período de adaptação para os pacientes. “Após esse período inicial, converso com cada um dos participantes para juntos estabelecermos uma data na qual ele irá parar de fumar. Pode ser uma data que tenha um significado especial para cada participante”, explica a médica.

BENEFÍCIOS

Ícaro de Lima Silva estabeleceu o dia 13 de março para parar de fumar. “Foi quando comecei a namorar”, conta o jovem. Fumante desde os 15 anos, ele entrou no programa no início deste ano. “Quando eu ficava mais ansioso, chegava a fumar dois maços por dia”, relata Ícaro.

Para o jovem, as reuniões do grupo, ocasião em que todos compartilham suas experiências, ajudaram-no a parar de fumar. “A gente fala do nosso dia a dia, de como está se sentindo, do processo para tentar largar o vício. Nós tomamos como referência as pessoas que conseguiram. Participar do grupo e contar com a ajuda das demais pessoas foram fundamentais para eu conseguir parar de fumar”, destaca Ícaro.

O jovem ressalta que os três primeiros dias foram difíceis, quando vinha a vontade de fumar após as refeições. “A fissura de fumar vem forte. Aí, eu bebia muita água. É preciso ter paciência e calma porque a vontade vai passar”, relata Ícaro.

Logo, os benefícios de largar o vício apareceram. A começar pela roupa, que não ficava mais com o mau cheiro do tabaco. De acordo com o jovem, houve melhora em sua pele, na qualidade do sono e na respiração. “Quando eu ia de bicicleta até o mercado, eu parava na metade do caminho porque ficava sem fôlego. Outra mudança foi que engordei seis quilos”, destaca Ícaro.

Para quem ainda não acredita que o programa é eficiente, o jovem faz uma avaliação muito resoluta. “Achei que nunca ia conseguir. Mas, posso dizer que se não fosse pelas reuniões do programa, eu já teria voltado a fumar”, diz enfático Ícaro.

ACOLHIMENTO

Quem também conseguiu largar o cigarro graças ao programa é a faturista Debora Kelli de Melo, de 55 anos. Moradora do Jardim Interlagos, ela conseguiu parar há um ano e quatro meses. “Eu fumava oito, nove cigarros por dia. Eu havia tentado parar sozinha, mas não consegui”, relata Debora.

O aspecto coletivo das reuniões é o fator que ela também atribui para ter conseguido parar de fumar. “A grande sacada do programa é o grupo de apoio. Você ouve as histórias das pessoas, que são parecidas. Você é acolhido com carinho no grupo. Você não é julgado nem discriminado”, elogia Debora.

Para Debora, a decisão de parar com o cigarro fez bem para sua vida social. “Ao fumar, você fica sozinha. Desde que parei, eu passei a ter mais contato com a família, os amigos e as pessoas em geral. Além disso, tem o benefício para a saúde financeira. Agora, uso o dinheiro que gastava com cigarro com coisas mais importantes e que fazem bem para a minha saúde”, relata Debora.

Após ter superado a vontade de fumar e as dificuldades dos primeiros dias sem cigarro, Debora pretende continuar a frequentar as reuniões do grupo. “Sinto a necessidade de ajudar os outros para que também consigam parar com o vício. O programa é muito bom mesmo! É impressionante como as coisas acontecem quando você entra no programa. Mas é preciso ter foco e disciplina”, salienta Debora.