Pontos MIS promove exibição do filme brasileiro “O Cortiço”

Sessão com pipoca grátis será nesta sexta-feira (25/08), às 19h, na Escola de Artes Augusto Boal

O cinema brasileiro já produziu várias adaptações de obras importantes da literatura. Uma delas é “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, romance que é considerado um dos grandes exemplares do estilo Naturalismo. O projeto Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) exibirá o filme “O Cortiço”, nesta sexta-feira (25/08). A sessão com pipoca grátis será, às 19h, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. O Pontos MIS é uma ação do governo do Estado que promove sessões e outras atividades relacionadas a cinema com o apoio da Prefeitura de Hortolândia.

No livro, Aluísio Azevedo mostra as condições precárias de vida da população pobre na cidade do Rio de Janeiro, no final do século XIX. “O Cortiço” conta a história de João Romão, ganancioso comerciante português que sonha ficar rico e ascender socialmente. Ele é dono de estabelecimentos comerciais e de um cortiço. Lá, mora Jeronimo, funcionário da pedreira de Romão. No cortiço, Jeronimo se apaixona por uma moradora, Rita Baiana. Por causa da paixão, ele abandona a esposa e a filha e comete um assassinato.

O filme, lançado em 1978, é estrelado por Betty Faria (Rita Baiana), Mario Gomes (Jerônimo) e Armando Bógus (João Romão). A direção é do cineasta Francisco Ramalho Junior. A trilha sonora foi composta pelo maestro John Neschling, que posteriormente criou trilhas para outros fimes, como “O beijo da Mulher Aranha”, de Hector Babenco, e “Desmundo”, de Alain Fresnot.