Hortolândia inicia pré-conferências sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência

Pré-conferências antecedem 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, agendada para 13 de setembro

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta terça-feira (15/08), as pré-conferências sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Organizadas em cinco encontros em diferentes regiões da cidade, as pré-conferências antecedem a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, programada para o dia 13 de setembro, das 8 às 12h, na EMEF (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Prof.ª Marleciene Priscila Presta Bonfim. As pré-conferências são organizadas pelo seguimento da Pessoa com Deficiência do Departamento de Direitos Humanos, órgão vinculado à Secretaria de Governo, e pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Sob o tema “Construindo um Brasil mais inclusivo”, a primeira conferência da Pessoa com Deficiência realizada em Hortolândia busca discutir o cenário atual e programar ações futuras para a implantação de Políticas Públicas e da garantia dos Direitos para a Pessoa com Deficiência no município. Para tanto, as pré-conferências fomentam o debate em cinco eixos temáticos. Nesta terça-feira (15/08), a primeira pré-conferência, realizada no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jd. Novo Ângulo, abordou as estratégias para manter e aprimorar o controle social como forma de assegurar a participação das pessoas com deficiência na sociedade. Os próximos encontros discutirão, em diferentes regiões da cidade, temas como cidadania e acessibilidade, financiamento da promoção dos direitos e garantia da avaliação biopsicossocial para as Pessoas com Deficiência (consulte a programação completa abaixo).

Prefeitura quer conhecer as Pessoas com Deficiência

Como forma de construir uma cidade mais inclusiva e otimizar a implementação de Políticas Públicas, a Prefeitura de Hortolândia iniciou, neste mês de agosto, o cadastro municipal das Pessoas com Deficiência. De iniciativa do Departamento de Direitos Humanos, o cadastro tem o objetivo de mapear a quantidade de pessoas com deficiência no município, assim como os bairros onde moram. Pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental, motoras, transtorno do espectro autista ou deficiências invisíveis já podem realizar o cadastro de maneira on-line, clicando neste LINK. O cadastro não causará nenhum prejuízo ou alteração dos benefícios adquiridos pela pessoa com deficiência. Informações adicionais poderão ser adquiridas pelo WhatsApp, no número (11) 97058-2300 ou pelo telefone (19) 3897-1126. O cadastro da Pessoa com Deficiência também será realizado presencialmente a partir do dia 11 de setembro (consulte os endereços clicando neste LINK).

Consulte abaixo a programação completa das pré-conferências sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência em Hortolândia:

15/08 - 8h às 11h30

CRAS do Jd. Novo Ângulo

Endereço: Rua Francisco Bereta, 330, Jd. Novo Ângulo

Eixo Temático I: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência

17/08 - 8h às 11h30

CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação)

Endereço: Av. Olívio Franceschini, 200, Jd. Santo André

Eixo Temático II: Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada

22/08 - 8h às 11h30

Casa Betânia da Paz

Endereço: Rua José Camargo, 290 a 310, Remanso Campineiro