Jd. Nova América ganha praça e campo de futebol society

Evento de inauguração, neste domingo (07/08), realizado pela Prefeitura de Hortolândia, reuniu cerca de 500 pessoas

Hortolândia acaba de ganhar dois novos equipamentos públicos: o campo de futebol society do Jardim Nova América e, ao lado deste, a praça “José Carlos de Camargo”. Cerca de 500 pessoas compareceram ao evento de inauguração, na manhã deste domingo (07/08), dentre elas o prefeito José Nazareno Zezé Gomes e o deputado federal, Carlos Zarattini, que destinou verba para a implantação do novo complexo de esporte e lazer, localizado entre a Avenida Antônio da Costa Santos (Corredor Metropolitano) e a Rua Monte Azul.

“Um dia histórico para a região do Novo Ângulo. Entregamos a Praça de Esportes e Lazer, com campo de futebol society no Jardim Nova América. Com o trabalho de todos, estamos transformando toda essa grande região. A partir do planejamento iniciado ao lado do saudoso amigo Ângelo Perugini, implantamos a Ponte da Esperança, fizemos o Corredor Metropolitano, garantimos uma nova entrada de Hortolândia na SP-101, estamos construindo o novo Paço Municipal. Tem a Praça da Cidadania, a recuperação da nascente do Jacuba é muito mais. Sem dúvida, é uma história de superação, que conta a trajetória dessa grande comunidade. Que o povo do Nova América e de bairros vizinhos possam fazer bom uso dessa Praça de Esportes”, ressalta Zezé Gomes.

Dois projetos socioesportivos disputaram a partida de inauguração do campo society: o projeto Águia e o América Real. De acordo com a Secretaria de Esportes e Lazer, a partir da próxima semana, o espaço abrigará mais uma unidade do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura, oferendo prática esportiva gratuita a crianças e jovens da região. A meta da Secretaria é contribuir para a maior qualidade de vida e de lazer disponibilizado à população, ampliando a oferta de práticas esportivas sem custos.

“Estou muito feliz de participar do primeiro jogo desse espaço que, além de lindo, ficou sensacional pra gente além de jogar futebol e brincar. Foi muito bom ser convidado e saber que muitas crianças vão aproveitar esse campo”, afirmou Yuri Louvo, de 9 anos, aluno do projeto Águia.

A dona de casa Samara Amabili, de 28 anos, também comemorou a inauguração. "Sou mãe de 4 crianças. Além deles poderem frequentar a escolinha esportiva, os menores podem brincar e ter um momento de lazer. Estou encantada, o avanço chegou aqui pra gente”, destacou a moradora do Jardim Nova América.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Gleguer Zorzin, foi importante contar com o empenho dos Poderes Legislativo e Executivo Federal para a realização da obra. “A partir de hoje as crianças, os jovens e adultos têm a oportunidade de participar das escolinhas esportivas nessa região que está em pleno desenvolvimento. Sabemos o quanto é importante a prática esportiva para a qualidade de vida. Desejo que desfrutem desse espaço e cuidem como extensão do quintal da casa de vocês. Afinal tudo foi preparado com muito afeto para que possam ter cada dia mais qualidade de vida”, destacou Zorzin.

Inscrições para aulas no Campo Society

Nesta semana, acontecerão as inscrições, o planejamento de divisão das turmas e a orientação aos responsáveis pelos aprendizes. Elas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, no local na sala administrativa. Podem se inscrever crianças e adolescentes com idades de sete a 16 anos.

Confira o horário das escolinhas de futebol, às quartas e sextas-feiras, com o Professor Bazílio Amaral:

Turma 1, das 8h30 às 9h45

Turma 2, das 9h45 às 11h

Turma 3, das 14h30 às 15h45

Turma 4, das 15h45 às 17h

Complexo esportivo é cercado

Toda a área do complexo esportivo e de lazer é cercada com alambrado. O espaço possui refletores instalados, o que permitirá a prática noturna de futebol. No local, há uma estrutura de 60 metros quadrados, com vestiário, sala administrativa, almoxarifado e banheiro com acessibilidade para PCD (Pessoa com Deficiência), que poderá ser usada por homens e mulheres. O vestiário foi erguido para dar mais conforto aos futuros atletas. Na praça anexa, existe um playground com brinquedão para crianças.

De acordo com a Secretaria de Esportes e Lazer, com a inauguração do novo espaço, Hortolândia tem agora cinco campos públicos de futebol society, com grama artificial. Além deste, há um no Jardim Adelaide, inaugurado em 2017; um no Remanso Campineiro, ao lado do campo de grama natural; um no Parque Socioambiental Lago da Fé, inaugurado em 2022, e outro no novo Espaço Esportivo Santa Izabel.

O futebol society ou fut7 é um esporte coletivo jogado entre dois times. O esporte é jogado numa quadra retangular com grama sintética, chuteira society e com uma baliza em cada lado da quadra.