Idosos de Hortolândia assistem a musical, no Teatro Elizabeth Keller de Matos

Musical “Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem” comemora os 50 anos do álbum de Milton Nascimento e Lô Borges

Idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo, assistiram, nesta sexta-feira (07/07), ao musical “Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem”, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jd. Amanda. Originalmente apresentada nos palcos dos principais teatros do país, a peça foi filmada para ser exibida em cidades do interior do estado de São Paulo. A atividade desta sexta-feira contou com o apoio da Secretaria de Cultura.

Com direção artística de Dennis Carvalho, o musical retrata a trajetória de jovens artistas de Belo Horizonte, sobretudo de Milton Nascimento e Lô Borges, autores do álbum “Clube da Esquina”. Além de apresentar o processo de composição de clássicos como “O Trem Azul”, “Paisagem da Janela” e “Tudo o que Você Podia Ser”, o musical contextualiza o cenário político da década de 1960, período da Ditadura Militar. Elis Regina, Duca Leal e o compositor Fernando Brant também são retratados no musical, que é baseado no livro de Márcio Borges, um dos primeiros e mais importantes parceiros musicais de Milton Nascimento.

A coordenadora do CCMI Remanso, Fernanda Fadiga, acredita que a realização de atividades externas se soma aos diversos esforços da Prefeitura de Hortolândia para a valorização da melhor idade. “Acreditamos que as atividades externas sejam complementares as que desenvolvemos em nosso espaço, pois promovem o lazer e permitem aos idosos conhecer outros espaços da Prefeitura. Considero extremamente importante que eles conheçam a estrutura da cidade onde moram. Quando conseguimos sair da cidade para outras atividades, nossos inscritos adoram. São pessoas que trabalharam tanto, que merecem esse cuidado e carinho, a oportunidade de passear um pouco. Além disso, nessas nossas saídas, trabalhamos com eles os sensos de responsabilidade, companheirismo, solidariedade e as relações interpessoais, valores tão importantes nas nossas vidas”, avalia Fernanda. Além da atividade desta sexta, o CCMI Remanso realizou, em junho, uma excursão a Morungaba, onde idosos do Canto Coral se apresentaram.

A moradora do Jd. Campos Verdes, Margarida Cardoso, destaca os benefícios de participar das atividades do Centro de Convivência da Melhor Idade de Hortolândia. “É muito gratificante participar dessa atividade. Fiquei muito animada quando soube que o filme retrataria a história do Milton Nascimento. O CCMI é um espaço onde a gente vive, é um renascer para gente”, revela. Animação que também traduz a alegria da moradora do Remanso Campineiro, Maria Antônia Cassenco. “É muito bom quando participamos dessas atividades externas, porque refrescamos a cabeça, vemos coisas diferentes. Eu e meu marido conhecemos o Milton Nascimento desde o início da carreira dele”, afirma. Durante a sessão no cinema, os idosos receberam um kit com amendoim, pipoca e refrigerante.

O secretário adjunto de Cultura, Tim Mendes, explica a importância de incluir a melhor idade nos eventos artístico-culturais promovidos em Hortolândia. “Nossa proposta, na Secretaria de Cultura, é atender a todos os gêneros, perfis e idades, a todas as pessoas da cidade. Por isso, ver esses idosos ocupando o Teatro Elizabeth Keller de Matos é uma alegria enorme, já que a melhor idade tem uma conexão muito forte com as atividades culturais desenvolvidas na cidade”, comenta.