Grupo de Canto Coral de Hortolândia se apresenta em Morungaba

Encontro foi promovido pelos Centros de Convivência da Melhor Idade das duas cidades

Idosos inscritos no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso, órgão da Prefeitura de Hortolândia vinculado à Secretaria de Governo, apresentaram o grupo de Canto Coral, na quarta-feira (28/09), em Morungaba, município da RMC (Região Metropolitana de Campinas). A interação foi promovida pelas prefeituras das duas cidades.

Durante o encontro, cerca de 20 idosos do CCMI Remanso que integram o Canto Coral, projeto de canto da Secretaria de Cultura ministrado pela professora Carla Tosetto, se apresentaram para o público do Centro de Convivência de Morungaba, que é formado por 80 inscritos. Com a temática de festa junina, o evento contou com a recepção de autoridade locais.

Para a coordenadora do CCMI Remanso, Fernanda Fadiga, a interação entre os órgãos permite um intercâmbio de ideias e experiências. “A integração entre grupos de diferentes cidades enriquece não só as relações, mas também possibilita, a nós coordenadores, o conhecimento de outros métodos de trabalho, o que nos inspira novas ideias para continuarmos criando coisas novas para nossos inscritos. Eu sempre acho incrível esses convites para os idosos se apresentarem além dos muros do nosso espaço, pois eles se sentem valorizados, o que é refletido no empenho durante os ensaios. Eles se sentem realmente importantes”, comenta Fernanda.

Sensação de realização vivenciada pela inscrita no CCMI Remanso e integrante do Canto Coral, Georgina Machado. “Eu me senti maravilhada, porque para nós, que estamos aprendendo uma habilidade nova, é muito importante fazer essas demonstrações. Foi uma delícia”, afirma Georgina, que executa a voz de soprano no coral.

A coordenadora do CCMI de Morungaba, Zilda Cunha, também avalia positivamente a visita realizada pelos idosos de Hortolândia. “A interação entre os idosos dos dois CCMIs foi muito bacana. Nós organizamos uma quadrilha de festa junina para recebê-los. Eu estou há dez anos na coordenação do CCMI. Essa é a primeira vez que idosos de outra cidade vêm nos visitar. Foi muito proveitoso, nossos inscritos gostaram muito”, relata.