Biblioteca Municipal de Hortolândia implanta controle de entrada on-line para eliminar uso de papel

Órgão da Prefeitura passou a disponibilizar formulário digital para visitantes, neste mês

Hortolândia foi premiada em junho deste ano por iniciar o programa “Papel Zero”. O objetivo é desburocratizar o atendimento à população por meio de serviços digitais para eliminar o uso de papel. A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte é um dos primeiros órgãos públicos da cidade a aderir ao programa com a implantação do controle de entrada on-line.

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, explica que o controle é para organizar o fluxo dos visitantes. Até então, o controle era feito com o preenchimento de um formulário em papel. “Porém, a grande maioria dos visitantes não o preenche”, salienta Silva.

A fim de melhorar o controle e facilitar o preenchimento para os visitantes, a biblioteca implantou um formulário on-line, em caráter experimental, no fim de junho. O coordenador acredita que o formulário on-line impactou de forma positiva no aumento do número de visitantes. Em junho, a biblioteca registrou 321 vistantes. Em maio, ainda com o uso do formulário de papel, foram 194 visitantes registrados.

Com esse bom resultado, a biblioteca implantou efetivamente o formulário on-line nesta segunda-feira (03/07). O formulário pode ser acessado por meio de um QR Code. “O controle de entrada em papel ainda ficará disponível por algum tempo, pois há pessoas que ainda têm dificuldade em utilizar o serviço digital e internet. Mas a ideia é que o formulário em papel não exista mais e passemos a usar somente o on-line”, destaca Silva.

O coordenador ressalta ainda que a biblioteca tem feito um trabalho para conscientizar os visitantes sobre a importância de preencher o controle de entrada. “Não é mera formalidade. O controle de entrada é uma ferramenta importante que nos ajuda a entender o fluxo da biblioteca, e a partir daí tomar decisões. Além disso, ao formalizarmos que a biblioteca vem registrando aumento da quantidade de visitantes, temos maior possibilidade de pleitear mais recursos físicos, materiais e melhorias que beneficiarão os usuários”, destaca o coordenador.

CADASTRO

Atualmente, a biblioteca municipal tem mais de 6.000 leitores cadastrados. O cadastro pode ser feito on-line por meio deste LINK. Quem preferir, também pode fazer o cadastro presencialmente na biblioteca. É necessário foto e cópias da Carteira de Identidade e de um comprovante de endereço.

Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada por algum deles. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo).

Inicialmente, o usuário é cadastrado na categoria Leitor Comum. Se ele for um leito assíduo, com o tempo pode subir para as categorias Leitor Vip e Leitor Prime. O acervo da biblioteca tem mais de 17.000 obras, e pode ser consultado por meio deste site

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.