Pré-inscrições para Conferência Municipal de Segurança Alimentar estão abertas

População pode participar no fortalecimento das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional

Ainda é possível se inscrever previamente para a III+1 Conferência Municipal de Segurança Alimentar, que acontecerá nesta quarta-feira (05/07), a partir das 14h, no auditório do Câmpus Hortolândia do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), localizado na Avenida Thereza Ana Cecon Breda, 1896, na Vila São Pedro. A Conferência Municipal deste ano é uma etapa da VI Conferência Nacional de Segurança Alimentar e dará continuidade à discussão "Participação Cidadã e Soberania na construção da Política de Segurança Alimentar", iniciada em 2022 (confira aqui).

O evento, promovido pelo Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Hortolândia), com o apoio da Prefeitura, visa engajar a sociedade e fomentar a apresentação de propostas que fortaleçam a segurança alimentar e nutricional no Brasil.

Para a realização da pré-inscrição, basta acessar este link. Também será possível participar da Conferência com a realização da inscrição no dia do evento.

Neste ano, a conferência debaterá o tema "Participação cidadã e soberania na construção da política de segurança alimentar". Na ocasião, serão eleitos os delegados que representarão Hortolândia na etapa regional da conferência de segurança alimentar. De acordo com o Departamento de Segurança Alimentar, a participação ativa da sociedade é fundamental para o município trabalhar em conjunto com as demais esferas fortalecendo as políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional.

As propostas já referendadas serão redigidas e direcionadas para a conferência regional, por meio dos delegados eleitos. Caso os delegados municipais sejam eleitos na etapa da Conferência Regional, serão delegados para a Conferência Estadual, podendo representar o município na etapa Nacional. A 6° Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional acontecerá em dezembro, tratando o tema "Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade."

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3845-6630. Haverá emissão de certificado aos participantes. O evento também será transmitido online pelo canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube.

Quem não fizer a pré-inscrição, poderá se inscrever pouco antes do início da conferência.

Conselho Municipal de Segurança Alimentar

O Comsea está regulamentado pela Lei Municipal nº 3.890, de 17 de novembro de 2021, e é composto por 12 membros titulares e 12 membros suplentes, sendo dois terços representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais.

Ainda segundo o Departamento de Segurança Alimentar, a Conferência Municipal é um espaço democrático, aberto pelo Comsea, com o apoio do Departamento e articulado com a sociedade, para que todos possam participar na elaboração e avaliação de políticas públicas para a área.

Desde o ano de 2007, o município tem participado ativamente, por meio da Conferência Regional, de todas as edições da Conferência Nacional. Além disso, em 2011, o município realizou sua 1ª Conferência Municipal e, nos anos de 2011 e 2015, participou, com representantes, de todas as etapas (3ª, 4ª e 5ª) das Conferências promovidas pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar.

No ano passado, Hortolândia realizou duas pré-conferências e uma Conferência Municipal. Neste ano, a partir das orientações do Comsea Nacional, será realizada a "III+1" Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Hortolândia.

“A participação de Hortolândia nas conferências anteriores só reforça o nível de engajamento e desenvolvimento da Política de Segurança Alimentar no município e toda a referência que é para outras cidades. Neste ano, a expectativa é fortalecer nosso debate interno e que possamos partilhar nossas experiências e levar nossas propostas em todas as etapas desse importante evento”, ressalta a Diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto.

SERVIÇO:

III+1 Conferência Municipal de Segurança Alimentar

Data: 05/07/2023, quarta-feira

Locais:

Participação remota - canal da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube

Participação presencial - auditório do Câmpus Hortolândia do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), localizado na Avenida Thereza Ana Cecon Breda, s/n, na Vila São Pedro