Segurança Alimentar e Nutricional é tema de conferência pública em Hortolândia

Evento, realizado nesta quinta-feira (21/07), foi aberto pelo prefeito Zezé Gomes

Fazer de Hortolândia referência em segurança alimentar. A meta do município para os próximos anos foi mencionada, na manhã desta quinta-feira (21/07), pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, durante a abertura da III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, promovida pelo COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Hortolândia), com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento foi realizado no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, e reuniu 80 pessoas, dentre elas o secretário adjunto da pasta, Renato Muccillo; a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, e o presidente do COMSEA, José Valdemir do Nascimento.

“Há muitas pessoas passando necessidade, às vezes, não têm uma refeição no dia. Muitas pessoas estão desempregadas e não conseguem levar o sustento para a sua família. Estamos procurando sempre melhorar a vida dos moradores, buscando trazer mais empresas, para gerar trabalho e renda para a população. Nosso objetivo é tornar nossa cidade referência na questão da segurança alimentar. E esta conferência é para que possamos trazer melhorias para esta questão”, afirmou Zezé Gomes

A edição deste ano, pós-pandemia do Coronavírus, tratou da “Participação Cidadã e Soberania na construção da Política de Segurança Alimentar”. O relatório, gerado a partir da conferência será entregue, em breve, ao Poder Executivo.

De acordo Alessandra Sarto, além de reunir, depois de tanto tempo de isolamento social, quem percebe a relevância social do tema, o evento coopera com a formulação de políticas públicas para a área. “Depois de um período tão difícil, que foi a pandemia, a conferência traz dois alentos: o primeiro é o de fazer as pessoas se reencontrarem por uma causa: discutir a segurança alimentar do município. É muito bom e o evento é muito importante por isso. O segundo é conseguir colocar todas essas propostas numa pauta e numa agenda política de fato de execução. A lei de segurança alimentar foi sancionada no ano passado e agora é o momento de elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar. É muito bom ter a contribuição da sociedade civil, neste momento”, afirma a diretora.

“O evento para mim foi ótimo. Tem que ter eventos como esse para o poder público tomar conhecimento dos problemas que estão acontecendo no município, no estado e no país. A sociedade civil, as entidades, os projetos sociais, cada um que está presente aqui acredita que algo vai acontecer, que vai sair daqui alguma coisa para a melhoria da comunidade e da sociedade de Hortolândia”, afirma Manuel César, representante da  entidade Projeto Crescer e membro do COMSEA.

“Nesse momento, é muito importante trazer diretrizes e orientações para que o Poder Executivo consiga ter um norte, para, nos próximos anos, fazer melhor uso de seus recursos e esse uso seja efetivo no combate à insegurança alimentar e na execução dessas ações ou no investimento de uma nova ação que possa melhorar a situação do munícipe. Não só na distribuição do alimento, mas também ações de geração de renda, na melhoria da oferta de recursos hídricos, saneamento básico, meio ambiente. O escopo da segurança alimentar é muito grande. A gente espera que daqui saiam boas propostas e que estas sejam efetivadas pelo poder público, pelo Poder Executivo, por meio de suas secretarias”, afirma o presidente do COMSEA, José Valdemir do Nascimento.

Segundo ele, a conferência é um espaço democrático, aberto pelo poder público e articulado com a sociedade, para que todos possam participar na elaboração e avaliação de políticas públicas para a área. Nesta edição, os conselheiros tiveram como tarefa ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar; garantir a todos o direito à alimentação adequada e saudável; e assegurar a participação social e a gestão intersetorial na política municipal de segurança alimentar e nutricional.

O COMSEA está regulamentado pela Lei Municipal nº 3.890, de 17 de novembro de 2021, e é composto por 12 membros titulares e 12 membros suplentes, sendo dois terços representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais.