Formação da Prefeitura ensina matemática de forma lúdica e divertida

Reunidos em turmas, profissionais de educação de Hortolândia participam da formação “Majog” até agosto deste ano

Como ensinar matemática às crianças de maneira divertida e agradável? Este é o objetivo da formação “Majog: matemática em jogo”, que a Prefeitura de Hortolândia disponibiliza gratuitamente aos profissionais da rede municipal de Educação. A formação começou, na manhã desta terça-feira (27/06), pelos Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental e se estende até oito de agosto, envolvendo também professores do Jardim I e II, do 1º ao 5º do Ensino Fundamental, do CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação “Romildo Pardini”/Programa de Distúrbio de Aprendizagem e AEE (Atendimento Educacional Especializado) e de Fortalecimento Contínuo da Aprendizagem, assim como os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e do CFPE “Paulo Freire” (Centro de Formação dos Profissionais em Educação).

As turmas de Majog acontecem, pela manhã e à tarde, no CFPE, na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o objetivo é promover a ampla capacitação dos educadores, contribuindo para o fortalecimento do aprendizado e o desenvolvimento de habilidades matemáticas essenciais de crianças e estudantes da rede municipal de educação. A ação beneficia cerca de 26 mil crianças, jovens e adultos matriculados nas escolas municipais.

De acordo com o Departamento de Pedagogia e Formação Continuada, o Majog funciona como ferramenta para o ensino da matemática. O kit de jogos é especialmente desenvolvido para os últimos anos da Educação Infantil e para cada ano do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos). Acompanhando o kit, há um Guia do Professor, que oferece sequências didáticas voltadas para o desenvolvimento de habilidades específicas de cada ano e modalidade, aliando jogos e conteúdos matemáticos

Durante a formação, os profissionais de educação receberão orientações teóricas e práticas sobre como utilizar o kit e proporcionar um ambiente de aprendizado concreto, significativo, envolvente e divertido.

“A proposta de Formação Continuada no Majog visa contribuir com a possibilidade de utilização do jogo em sala de aula, como elemento didático que contribui para o desenvolvimento de aprendizagens da área matemática, bem como no desenvolvimento social. A pedagogia dos jogos visa ampliar as oportunidades de socialização das crianças, além de buscar auxiliar na resolução de problemas e cooperação mútua em equipe. Contudo, o(a) professor (a) necessita articular um planejamento intencional e sistematizado que estimule e desafie a curiosidade e criatividade das crianças na busca de resultados e significados. A ideia principal da formação é auxiliar os educadores nas atividades pedagógicas do ensino de matemática de modo a ampliar e atuar de forma lúdica e contextualizada na aprendizagem. Ao organizar situações didáticas que ressignificam a aprendizagem, o educador colabora no desenvolvimento de habilidades que serão essenciais para a articulação com diversos outros saberes oferecidos na escola”, ressalta o diretor de de Pedagogia e Formação Continuada, Donizeti Faria.