Mesmo com início do inverno, cuidados contra Aedes aegypti devem ser mantidos

Prefeitura continua com o combate ao mosquito; nesta semana agentes municipais percorrem bairros Chácara Recreio Alvorada e Parque dos Pinheiros

O inverno começa nesta quarta-feira (21/06). Apesar de ser um período de temperaturas mais frias, a população deve manter os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. A Prefeitura de Hortolândia continua a fazer a parte dela com ações de combate ao mosquito. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza casa a casa na Chácara Recreio Alvorada. Já outra equipe de agentes faz nebulização no bairro Parque dos Pinheiros. A Prefeitura ressalta que as ações são feitas em regiões onde houve notificações de casos positivos de Dengue.

O veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, reforça para que os moradores também façam a sua parte. Uma ação importante que ajuda a evitar a reprodução do Aedes aegypti é recolher objetos e materiais que possam acumular água parada. Essa é a condição propícia para a fêmea do Aedes aegypti depositar os ovos que darão origem a mais mosquitos.

Vale reforçar também que o descarte correto de embalagens plásticas e outros materiais reaproveitáveis deve ser feito nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). A lista de PEVs está disponível no site da Prefeitura, por meio deste LINK

Na ação casa a casa, os agentes realizam busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

Já na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar um tipo de inseticida no ar para eliminar os mosquitos adultos. Os agentes utilizam equipamentos nebulizadores fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor. O trabalho dura entre 15 a 20 minutos. Durante esse período, os agentes solicitam para que os moradores fiquem fora de suas casas. De acordo com a UVZ, o inseticida é seguro e não faz mal para as pessoas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 2.519 casos notificados de Dengue, dos quais 566 positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya são 11 casos notificados, sendo nenhum positivo e nenhum óbito. Neste ano, Hortolândia ainda não registra nenhuma notificação e nenhum óbito de Zika.