Novo caminhão da Operação Tapa-Buraco realiza trabalho de zeladoria das ruas com modernização e eficiência

Maquinário já está em circulação nas ruas de Hortolândia

O conceito de zeladoria inteligente para o desenvolvimento de Hortolândia segue com novidades para o cotidiano dos moradores e visitantes da cidade. Agora, um caminhão modernizado realiza a Operação Tapa-Buraco com tecnologia otimizada. O novo dispositivo contribui para a realização do serviço de maneira ágil, com nova técnica e melhor desempenho. "A cidade está crescendo e, com isso, nos empenhamos para que novas ferramentas sejam implantadas para o aumento e a eficiência nos trabalhos rotineiros de zeladoria. Tudo que soma para uma cidade mais limpa e bem cuidada contribui com o desenvolvimento e melhora a rotina da população", comentou o prefeito Zezé Gomes.

"A massa asfáltica para a operação já sai com a temperatura certa e controlada no próprio maquinário. O trabalho acontece sem a necessidade de grandes equipes que podem realizar outras ações manuais de zeladoria durante as etapas. O novo caminhão faz parte da modernização dos cuidados feitos nas ruas e avenidas da cidade", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

O novo caminhão foi apresentado para a população nesta segunda-feira (12/06) e, com ele, operações pontuais aconteceram entre o Jardim Santa Emília e a região Central. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, de outubro do ano passado até abril deste ano, mais de 80% dos buracos detectados pelo serviço modernizado de fiscalização foram consertados com a realização da Operação Tapa-Buraco. As equipes percorrem de quatro a cinco bairros por dia. Em média, são consertados de 100 a 120 buracos diariamente. A quantidade de buracos aumenta nos períodos chuvosos, onde o trabalho é intensificado. Já no período de estiagem, é realizada apenas a manutenção destes locais que receberam o serviço.

Buracos consertados

No ano passado, em outubro, a cidade contava com mais de 12 mil buracos registrados nas ruas e avenidas. Em novembro, pouco mais de 5 mil e em dezembro, mais de 9 mil buracos. Neste ano, em janeiro, eram mais de 12 mil; em fevereiro, mais de 9 mil; em março, reduziu para 3 mil buracos; e no mês de abril, pouco mais de dois mil buracos.

Tecnologia a serviço da população

Em setembro de 2022, a Prefeitura implantou uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para monitorar, fiscalizar e apontar problemas que interferem na vida da população, a fim de resolvê-los com agilidade e qualidade. Um deles é o surgimento de buracos nas vias, principalmente em períodos chuvosos, o que atrapalha o deslocamento, causa avarias em veículos, além de prejudicar os esforços realizados para a melhoria da segurança viária.

Câmeras acopladas a um veículo que roda por todas as regiões coletam informações que são enviadas em tempo real, via internet, a um servidor em nuvem para que agentes da Administração Municipal tenham acesso. A quantidade de buracos é mapeada e, por meio dessa tecnologia, as operações para consertar este tipo de dano acontecem com mais precisão.

"Cidade Inteligente"

O programa “Cidade Inteligente”, além de detectar buracos, é capaz de apontar mato nas calçadas, lixo descartado irregularmente, entulho, animais soltos nas vias, tampas de bueiro fora de lugar, sinalização viária apagada, dentre outros. A tecnologia consegue, em apenas quatro minutos, dar o diagnóstico de toda uma rua com fotos e indicadores de qualidade, enviando os dados para um servidor em nuvem, que alimenta um painel de controle operado pelas equipes da Prefeitura.