Caminhão de varrição mecanizada da Prefeitura percorre 80 quilômetros por dia para limpar avenidas de Hortolândia

Veículo é principal peça no conceito modernizado de limpeza implantado na cidade

O caminhão da varrição mecanizada, que faz parte do moderno conceito de zeladoria implantado pela Prefeitura de Hortolândia, já está há mais de um mês funcionando e continua despertando o interesse da população que observa o serviço realizado pela máquina para deixar a as avenidas da cidade cada vez mais limpas e agradáveis. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a varredora automática aspira com sucção os resíduos encontrados nas vias e atua com a velocidade média de operação entre 5 e 15 quilômetros por hora.

"São aproximadamente 80 quilômetros de avenidas limpas, todos os dias, coletando seis metros cúbicos de resíduos compactados, exceto os de construção civil. Esse sistema reduz o tempo de realização da limpeza, auxilia a segurança dos varredores de rua e melhora o rendimento. É muito importante para o desenvolvimento da cidade um local cada vez mais limpo para as pessoas viverem. O desenvolvimento de uma cidade passa diretamente pela limpeza urbana", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Trabalho realizado nas principais avenidas

O equipamento circula do início da noite até a madrugada, de segunda-feira a sábado, realizando a limpeza das avenidas da Emancipação, Olívio Franceschini, São Francisco de Assis, Santana, Brasil, Thereza Ana Cecon Breda, Amélia Basso Breda, Joaquim Marcelino Leite, além do recém-inaugurado "Superviário". A ação também acontece na rua Nelson Pereira Bueno e nas vias que margeiam os parques socioambientais Chico Mendes (rua João Mendes) e Lago da Fé (avenida Joaquim Martarolli).

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho acontece no período noturno, para garantir o fluxo do trânsito sem problemas. Para que a varrição mecanizada seja feita, também não pode haver carros estacionados nas vias. O trabalho da Administração Municipal aumenta a eficiência do serviço e auxilia as equipes de varrição manual com mais segurança para estes trabalhadores, principalmente em avenidas com grande movimento. Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano, no primeiro semestre deste ano, o trabalho de limpeza com o maquinário deverá atingir dois mil quilômetros de vias limpas.