Casa do Empreendedor orienta MEIs em atraso a fazer a declaração anual de faturamento

Prefeitura disponibiliza orientação técnica gratuita a empreendedores de Hortolândia

MEIs (Microempreendedores Individuais) de Hortolândia em situação irregular perante a Receita Federal podem contar com o auxílio da Prefeitura para se entender com o “Leão”. Muito embora o prazo para fazer a Declaração Anual de Faturamento tenha se encerrado no último dia 31 de maio, ainda é possível enviar o documento, mesmo com o pagamento de multa. O empreendedor MEI que não obteve nenhum faturamento em 2022 também precisa fazer a declaração.

A boa notícia é que todo aquele que tem dúvidas com relação ao preenchimento da DASN-SIMEI (Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) pode buscar orientação técnica gratuita na Casa do Empreendedor de Hortolândia. Ela está localizada dentro da central de serviços municipais HORTOFÁCIL, que fica na Rua Argolino de Moraes, 405, na Vila São Francisco. A central abre diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Segundo o coordenador do órgão, Diego Rodrigues Menegazzo, neste ano, 1.531 declarações foram feitas e enviadas, com o auxílio da equipe.

“Os serviços de orientação e prestação de serviço são contínuos, durante todo o ano, na Casa do Empreendedor. Em relação específica à declaração, quem não fez durante o prazo, continua com a obrigação de fazê-la. A única diferença é que vai ser gerada uma multa por parte da Receita, pelo atraso na entrega”, esclarece Menegazzo. De acordo com o site do Governo Federal, a multa por atraso pode chegar até a R$ 50,00.

É possível preencher a declaração diretamente pela internet, no site do Simples Nacional, conforme salienta Menegazzo.

Mas quem prefere atendimento presencial, precisa ir até a Casa do Empreendedor. Lá, a declaração fica pronta na hora. Porém, para agilizar o atendimento, é importante que o MEI leve o total do faturamento já somado. É possível buscar orientação pelo telefone (19) 3965-1400, ramal 8914, ou pelo Whatsapp: (19) 99976-7055. No entanto, a prestação de serviço só é feita presencialmente.

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação mostram que, atualmente, há 24.284 MEIs cadastrados na cidade.