Prefeitura começa a distribuir alimentos arrecadados durante Festa do Peão 2023

Campanha do Banco de Alimentos, em parceria com o Fundo Social, recolheu 5,5 toneladas de alimentos não-perecíveis em maio deste ano

Entidades cadastradas junto ao Banco de Alimentos da Prefeitura começaram a receber, nesta terça-feira (06/06), o que foi arrecadado por meio da campanha especial realizada em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, na 16ª Festa do Peão de Hortolândia. Segundo o Departamento de Segurança Alimentar, órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, foram coletadas 5,5 toneladas de alimentos não perecíveis durante os festejos. A ação busca contribuir para que famílias em vulnerabilidade social, moradoras de Hortolândia, tenham acesso a alimentos de qualidade.

Segundo o Departamento de Segurança Alimentar, além de beneficiar as 19 entidades cadastradas junto ao Banco de Alimentos, os alimentos também atenderão a demandas específicas de pessoas assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade. A campanha de arrecadação de alimentos, durante o rodeio de Hortolândia, incentivou a população a doar 1 kg de alimento não perecível em troca de ingresso para desfrutar de um dia do evento.

Para a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, é importante realizar ações que estimulem a participação e conscientizem a comunidade com relação à solidariedade. “A retomada da Festa do Peão foi importante no sentido de também poder contribuir com as famílias em situação de vulnerabilidade social com esse gesto solidário", ressaltou a gestora.

Priscila Silvana de Paula Silva, representante da AMAah (Associação de Mães e Amigos do Autista de Hortolândia), uma das instituições cadastradas no Banco de Alimentos desde 2021, enfatizou a relevância da parceria: “Antes de atender psicológica e terapeuticamente as pessoas, precisamos lembrar que muitas famílias precisam do básico, como no caso da alimentação. Essa parceria é muito importante, pois sabemos o quanto as doações são significativas", comentou ela.

Banco de Alimentos de Hortolândia

O Banco de Alimentos da Prefeitura de Hortolândia atua há 16 anos, promovendo a distribuição gratuita de gêneros alimentícios para entidades cadastradas no Programa de Segurança Alimentar. Atualmente, a ação beneficia cerca de 1.560 pessoas atendidas nessas instituições. Além das doações periódicas de alimentos, o Banco de Alimentos de Hortolândia realiza oficinas e cursos gratuitos, com foco na geração de renda e educação alimentar e nutricional.

Informações Adicionais

Os bancos de alimentos são parte integrante do SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e, em consonância com a meta de erradicação da pobreza extrema, atuam como equipamentos públicos multifuncionais. Eles buscam potencializar a articulação com outras políticas sociais relevantes para alcançar a população mais vulnerável, por meio do desenvolvimento de ações de geração de trabalho e renda, formação profissional e educação alimentar e nutricional.