Sabesp e Prefeitura realizam mutirão contra o descarte irregular de esgoto em seis bairros de Hortolândia

Ações para correto funcionamento dos sistemas também foram realizadas em outros locais

O saneamento básico é um dos pilares no desenvolvimento de uma cidade moderna e sustentável. Em Hortolândia, a parceria entre Prefeitura a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é fundamental para o crescimento com zeladoria ao meio ambiente. Para isso, o trabalho de fiscalização contra o descarte irregular dos dejetos domésticos é fundamental. Nesta semana, as equipes de fiscalização já realizaram o serviço para evitar o crime ambiental em seis bairros de diferentes regiões. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, em todos eles, residências sofreram notificação para corrigir o problema.

Equipes percorreram ruas do Jardim Amanda, Jardim das Colinas, Jardim Nossa Senhora Auxilidadora, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Parque Orestes Ôngaro e Jardim São Jorge  onde identificaram focos. O método usado foi o da tinta, que acontece com o despejo de uma solução corante à base de água em dispositivos que recebem água de chuvas. Se a tinta sair em algum ponto na rua, a céu aberto ou mesmo em uma galeria de águas pluviais, é porque há sistemas inadequados instalados em residências.

"Este crime ambiental é extremamente prejudicial para o ecossistema da cidade. Além de causar mau cheiro, polui as águas e pode até transmitir doenças. Precisamos e contamos com o apoio da população", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

As equipes encontram por semana de 15 a 20 ligações irregulares. Os moradores flagrados com sistema irregular de descarte do esgoto doméstico tem até 30 dias para a regularização. A população pode fazer denúncias de ligações irregulares de esgoto por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Mais serviços que garantem a coleta e o tratamento

As equipes também intensificam o trabalho realizado, diariamente, em todas as regiões da cidade. Com um cronograma específico, é realizado serviços de manutenção, desobstrução e até a implantação de novos sistemas. O objetivo é universalizar a coleta e o tratamento do esgoto que, atualmente, é de 99%. Durante a semana, a desobstrução foi realizada em sistemas localizados na Vila Real e a manutenção aconteceu nas redes do Jardim São Camilo. As ações permanecem pelos próximos dias.