Sabesp e Prefeitura reforçam trabalho contra o descarte irregular de esgoto em três bairros de Hortolândia

Segue em implantação rede coletora no Jd. Boa Vista

As melhorias no saneamento básico de Hortolândia também são uma forma de cuidar da saúde da população e do meio ambiente, impulsionando desenvolvimento sustentável e inteligente da cidade para os próximos anos. As equipes da Prefeitura em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) seguem com o trabalho realizado, diariamente, em todas as regiões da cidade, seguindo um cronograma de ações que vão desde a fiscalização contra o descarte irregular de dejetos até a implantação de novos sistemas com o objetivo de universalizar a coleta e o tratamento do esgoto que, atualmente, é de 99%.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, desde o início da semana, o foco do trabalho é a fiscalização e a notificação de residências que estejam cometendo o descarte irregular. Equipes percorreram ruas do Jardim Amanda, Jardim Santa Clara do Lago e Vila Real para identificar possíveis focos. O método usado foi o da tinta, que acontece com o despejo de uma solução com corante à base de água em dispositivos que recebem água de chuvas. Se a tinta sair em algum ponto na rua, a céu aberto ou mesmo em uma galeria de águas pluviais, é porque há sistemas inadequados instalados em residências. Alguns moradores foram notificados.

"No Jardim Santa Izabel, as equipes realizaram manutenções em sistemas nas vias. A implantação continua para o aumento da rede coletora no sentido Jardim Boa Vista. O serviço na região foi iniciado na passagem de nível sob a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), entre o bairro e o Jardim São Bento. O objetivo também é levar melhorias e mais qualidade de vida  para diversas residências e empresas localizadas no Jardim Stella e  Chácaras Luzitana", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Denúncias e prazo para regularização

As equipes encontram por semana de 15 a 20 ligações irregulares. Os moradores flagrados com sistema irregular de descarte do esgoto doméstico tem até 30 dias para a regularização. A população pode fazer denúncias de ligações irregulares de esgoto por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.