Implantação de rede coletora sob passagem de nível na SP-101 avança para ruas do Jardim Boa Vista

Trabalho da Sabesp em parceira com a Prefeitura beneficiará residências e empresas de quatro bairros de Hortolândia

A implantação do sistema de rede coletora de esgoto, realizado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, avança no sentido Jardim Boa Vista. A ação que contribui com o desenvolvimento do saneamento básico na cidade foi iniciada na passagem de nível sob a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), entre o bairro e o Jardim São Bento. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, além disso, o trabalho também vai levar melhorias e mais qualidade de vida  para diversas residências e empresas localizadas no Jardim Stella e  Chácaras Luzitana.

"A série de ações realizadas, todos os dias da semana, segue intensificada para o crescimento inteligente e sustentável do município nos próximos anos. Além da implantação de redes, também estão intensificados trabalhos como manutenções e vistorias. Todo o serviço realizado visa contribuir com o meio ambiente e com a saúde da população", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Além da instalação da rede de esgoto que beneficiará os quatro bairros, as equipes também realizam inspeções contra o descarte irregular de dejetos domésticos nas redes de águas pluviais no Jardim Terras de Santo Antônio, Parque Perón e Parque Gabriel. A limpeza de bueiro aconteceu em dispositivos localizados no bairro Villagio Ghiraldelli. O trabalho evita entupimento das tubulações que causam rompimentos e, posteriormente, erosões e surgimentos de buracos no solo.

A manutenção dos sistemas segue com mutirão no Jardim Nossa Senhora de Fátima e Jardim Santa Esmeralda. No Jardim Amanda, uma casa foi notificada pelo descarte irregular de dejetos domésticos. As equipes encontram por semana de 15 a 20 ligações irregulares. Hoje, em Hortolândia, 99 % do esgoto é coletado e tratado.

Denúncias e prazo para regularização

Os moradores flagrados com sistema irregular de descarte do esgoto doméstico tem até 30 dias para a regularização. A população pode fazer denúncias de ligações irregulares de esgoto por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.