Viva Mais na Cidade abre inscrições para trabalho voluntário, em Hortolândia

Chamamento público é aberto a pessoas físicas e jurídicas

A Prefeitura de Hortolândia deu início, por meio de chamamento público, ao credenciamento de voluntários para atuação no Viva Mais, órgão vinculado à Secretaria de Governo. O processo administrativo tem por objetivo atrair profissionais de várias áreas para o desenvolvimento de trabalhos voluntários nos âmbitos da saúde, lazer, recreação, atividades culturais e físicas em duas modalidades: para atuação no Espaço Viva Mais, localizado no Jd. Santa Clara, ou pelo ‘Viva Mais na Cidade’, evento mensal promovido pela Prefeitura. Tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas podem efetivar o credenciamento, contanto que desempenhem atividades compatíveis com as desenvolvidas no espaço do órgão municipal. As inscrições para o credenciamento se encerram no dia 14 de junho.

Regimentado por meio do edital 76/2023, o chamamento público condiciona o credenciamento dos voluntários ao atendimento de alguns critérios. Para pessoas físicas são exigidos documentos de comprovação de inexistência de débitos com a Administração Pública Municipal, assim como comprovantes de antecedentes criminais e quitação eleitoral. Já as empresas com falência declarada, em recuperação judicial ou extrajudicial, idôneas ou impedidas de selar contratos ou licitações com a Administração Pública estão impedidas de realizar o credenciamento. Os documentos necessários para realização do credenciamento podem ser enviados por e-mail, correios ou, presencialmente, no Departamento de Suprimentos da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, localizado no Paço Municipal “Palácio das Águas”.

Foi por meio de um chamamento público que a terapeuta integrativa, Matilde Cortes Trovato, tomou conhecimento da possibilidade de realizar trabalhos voluntários na cidade. “Eu já realizava trabalho voluntário prestando assistência na área da saúde, mas, quando soube do projeto em Hortolândia, decidi participar. O trabalho voluntário é gratificante, pois permite ajudar as pessoas que mais precisam. No meu caso, que atuo na reflexologia podal, é gratificante ajudar o próximo com a cura do organismo”, afirma. A reflexologia podal estimula a melhor circulação sanguínea, relaxamento e, até mesmo, alívio das dores e emoções por meio do toque em pontos específicos do corpo, como orelhas e pés. Matilde revela que o trabalho voluntário desempenhado no Espaço Viva Mais tem ajudado pessoas que sofrem de síndrome do pânico, depressão, ansiedade e com transtorno de falta de atenção, que é mais comum entre as crianças.

O gestor do Espaço Viva Mais, Cléuzer Marques de Lima, o John Lenon, analisa os benefícios recíprocos da realização do trabalho voluntário. “Existe uma contrapartida dos dois lados, tanto para quem oferece o serviço quanto para quem recebe. Para o Viva Mais, o desempenho desses trabalhos voluntários abre um leque maior de opções de serviços ofertados à população, já que a ideia é atrair profissionais de diversas áreas. Os benefícios também são sentidos pelos voluntários. Além de colaborar com o bem-estar da população, o voluntário, se Pessoa Física, pode enriquecer o currículo, já as empresas podem fortalecer o compromisso com a responsabilidade social”, avalia. John Lenon enfatiza, ainda, a possibilidade de a empresa ou profissional divulgar a própria marca, já que o edital permite a divulgação dos nomes das instituições em projetos realizados pelo órgão Prefeitura, inclusive por meio dos canais digitais.

O Espaço Viva Mais desempenha atividades recreativas, culturais e artísticas em atendimento à população da cidade. A proposta do projeto é ofertar uma gama de serviços e atividades como forma de oferecer condições para que as pessoas tenham longevidade com qualidade.

Interessados podem realizar o credenciamento das seguintes formas:

Presencialmente ou correios: Departamento de Surprimentos – Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal

Endereço: Rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro