Tapa-Buraco: Serviço aconteceu em ruas de nove bairros no período de uma semana

Mais de 80% dos buracos de Hortolândia já foram consertados por equipes da Prefeitura

Em uma semana, a Prefeitura de Hortolândia intensificou a Operação Tapa-Buraco em diferentes bairros da cidade. No Jardim Santa Izabel, por exemplo, a via no entorno do novo espaço esportivo do bairro recebeu a ação. Também na região, foi concluído um mutirão em ruas do Jardim Nossa Senhora de Fátima. Mais um mutirão do trabalho também foi realizado no Jardim Amanda. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, ações pontuais foram realizadas no Jardim Nova Hortolândia, Jardim São Jorge, Loteamento Adventista Campineiro e região Central. Nesta semana o mutirão continua no Parque Orestes Ôngaro, em ruas de acesso à saída para Sumaré, além da Vila Real e do Jardim das Paineiras.

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, de outubro do ano passado até abril deste ano, mais de 80% dos buracos detectados pelo serviço modernizado de fiscalização foram consertados com a realização da Operação Tapa-Buraco. As equipes percorrem de quatro a cinco bairros por dia. Em média, são consertados de 100 a 120 buracos diariamente. A quantidade de buracos aumenta nos períodos chuvosos, onde o trabalho é intensificado. Já no período de estiagem, é realizada apenas a manutenção destes locais que receberam o serviço.

Otimização do trabalho e buracos consertados

No ano passado, em outubro, a cidade contava com mais de 12 mil buracos registrados nas ruas e avenidas. Em novembro, pouco mais de 5 mil e em dezembro, mais de 9 mil buracos. Neste ano, em janeiro, eram mais de 12 mil; em fevereiro, mais de 9 mil; em março, reduziu para 3 mil buracos; e no mês de abril, pouco mais de dois mil buracos.

"Com a otimização do trabalho, hoje, as equipes já saem para as ruas com a ordem de serviço em mãos para cumprir o trabalho. A estratégia melhorou a ação já que a orientação chega detalhada até com o tipo de buraco em certa rua para a execução do trabalho com excelência. A Operação Tapa-Buraco em Hortolândia acontece em ruas de todos os bairros da cidade", explica o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Tecnologia a serviço da população

Em setembro de 2022, a Prefeitura implantou uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para monitorar, fiscalizar e apontar problemas que interferem na vida da população, a fim de resolvê-los com agilidade e qualidade. Um deles é o surgimento de buracos nas vias, principalmente em períodos chuvosos, o que atrapalha o deslocamento, causa avarias em veículos, além de prejudicar os esforços realizados para a melhoria da segurança viária.

Câmeras acopladas a um veículo que roda por todas as regiões coletam informações que são enviadas em tempo real, via internet, a um servidor em nuvem para que agentes da Administração Municipal tenham acesso. A quantidade de buracos é mapeada e, por meio dessa tecnologia, as operações para consertar este tipo de dano acontecem com mais precisão.

"Cidade Inteligente"

O programa “Cidade Inteligente”, além de detectar buracos, é capaz de apontar mato nas calçadas, lixo descartado irregularmente, entulho, animais soltos nas vias, tampas de bueiro fora de lugar, sinalização viária apagada, dentre outros. A tecnologia consegue, em apenas quatro minutos, dar o diagnóstico de toda uma rua com fotos e indicadores de qualidade, enviando os dados para um servidor em nuvem, que alimenta um painel de controle operado pelas equipes da Prefeitura.