Avenidas Thereza Ana e Anhanguera agora também contam com iluminação LED

Sistema foi acionado nesta quinta-feira (25/05), garantindo mais segurança para a população de Hortolândia e economia aos cofres públicos

Hortolândia está ainda mais iluminada desde a noite desta quinta-feira (25/05). Foram acesas as novas luminárias LED, implantadas pela Prefeitura nas avenidas Thereza Ana Cecon Breda e Anhanguera, na região da Vila Real. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes foi quem acionou a rede elétrica dos novos postes, iluminando as vias e garantindo que 100% das ruas de Hortolândia tenham a tecnologia LED. O acionamento das novas luminárias integra a programação comemorativa dos 32 anos de emancipação política do município.

“A construção de uma cidade inteligente inclui utilizar a melhor tecnologia para iluminar as ruas. Por meio das lâmpadas de LED, garantimos eficiência energética, com economia aos cofres públicos. São luzes que tem um potencial de luminosidade maior, mas que consomem menos eletricidade. A população ganha com isso, porque tem mais segurança e visibilidade noturna”, destacou Zezé Gomes.

O acionamento das luzes ocorreu em um ponto da avenida Thereza Ana Cecon Breda na altura do Jd. das Colinas, mas o comando acendeu as luzes de toda a extensão da avenida, o que compreende 102 postes ornamentais já utilizados no projeto de iluminação de outras avenidas e parques municipais, com design especial, em alusão à Ponte Estaiada. Já na avenida Anhanguera, os postes ornamentais totalizam 36 estruturas, que também tiveram as luzes acesas na noite desta quinta-feira.

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, 100% das ruas da cidade possuem iluminação em LED. Nos locais onde a Prefeitura realiza obras de implantação de sistema viário, os novos postes são implantados, a medida que a obra avança. Assim, quando as novas avenidas são inauguradas, a iluminação é acionada imediatamente. Foi o que aconteceu recentemente no Superviário, complexo de ruas e avenidas de mais de 5km de extensão, desde a Vila real até a região sob a Ponte Estaiada, onde todo o percurso é iluminado.

A implantação de um moderno sistema público de iluminação em LED é uma das ações implementadas pela Prefeitura para consolidar Hortolândia como cidade inteligente e sustentável. Por meio da PPP (Parceria Público-Privada) firmada pela Administração Municipal, o município conta com 100% de iluminação em LED nos mais de 23.000 pontos de luz existentes. Também está prevista nos postes a instalação de um sistema de monitoramento inteligente da iluminação para informar quando há uma lâmpada queimada que precisa ser trocada.