Cuidado e amor ao próximo pautam homenagem aos centenários em Hortolândia

Evento de celebração às pessoas com mais de 100 anos, promovido pela Prefeitura, teve seis homenageados na edição deste ano

Dona Maria José da Rocha vive em Hortolândia há 30 anos. Moradora do Jardim Amanda desde a época em que as ruas eram de terra, ela lembra bem da luta por saneamento básico e valoriza o desenvolvimento da cidade atualmente. No ano em que o município comemora 32 anos de emancipação, dona Maria faz 101 anos de idade. Ela é uma das seis pessoas homenageadas pela Prefeitura durante o evento “Envelhecer é a arte de viver”, que marca o Dia Municipal das Pessoas Centenárias em Hortolândia, nesta quarta-feira (17/05).

Presente na atividade, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes destacou o cuidado que a Administração Municipal tem com as pessoas, desde as crianças até os idosos. “As obras que fazemos são importantes, mas sem o carinho e o cuidado por todas as pessoas que ajudam a construir nossa cidade, este trabalho não teria importância. Nossa principal pauta é cuidar da nossa gente. Em especial, estas pessoas centenárias, que muito contribuíram com o desenvolvimento de Hortolândia. Temos que ouvir os conselhos delas”, completou, destacando a sabedoria dos centenários, alcançada ao longo da vida.

A homenagem aos munícipes com mais de 100 anos de idade aconteceu no teatro Elisabeth Keller de Matos, no Jardim Amanda, com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos Assis Barros; do secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafu; de servidores do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Governo; diretores da Prefeitura, além de familiares dos centenários homenageados.

“Daqui a 68 anos, nossa cidade também será centenária. Que Hortolândia siga o exemplo destes homenageados que aqui estão, chegando aos 100 anos como uma cidade forte e respeitosa. Trabalhamos para isso, planejando o futuro da nossa cidade, mas também cuidando das pessoas, que são nossa prioridade”, ressaltou o secretário de Governo.

Sônia Maria do Nascimento, de 67 anos, é filha da dona Maria José. Moradora de Americana, ela veio a Hortolândia prestigiar a homenagem à mãe. “Minha família ficou muito feliz com esta celebração e eu não poderia faltar. Fiz questão de estar presente. Minha mãe é uma pessoa muito especial e amorosa. Ela gosta de fazer tudo sozinha, é bastante independente e estamos muito orgulhosos dela”, destaca Sônia.

Já a família do seu José Pedro da Cruz, que completou 100 anos em abril, compareceu ao evento vestindo camisetas estampadas com a foto do homenageado. “Fizemos esta camiseta para a festa de 100 anos do meu pai. Reunimos toda a família em abril e, agora, estamos aqui novamente”, enfatizou Isaura Pereira da Cruz, de 63 anos, filha do seu Pedro.

“A arte de envelhecer tem um tempero a mais, que é o amor. Amor pela vida, pela família, amor ao próximo e em tudo o que se faz. Esta é a receita mais certa para atravessar 100 anos de vida”, ressaltou a primeira-dama, destacando o trabalho amoroso realizado pelo Fundo Social de cuidar do ser humano, desde as gestantes com o programa Cuidar, até o atendimento às famílias com crianças, jovens, adultos e também idosos.

Confira abaixo os seis homenageados no Dia Municipal do Centenário, em 2023:

Maria José da Rocha

Generosa Amaral da Silva