Filme “Cidade dos sonhos” comemora os 32 anos de Hortolândia

Produção realizada pela Prefeitura tem sessão de estreia gratuita no cinema do Shopping Hortolândia, nesta quinta-feira (18/05), às 16h

Hortolândia ganha um presente de aniversário cinematográfico. O município é o protagonista do filme “Cidade dos sonhos”, que será exibido nesta quinta-feira (18/05). A sessão, gratuita e aberta para o público, será, às 16h, na sala 1 do cinema do Shopping Hortolândia. O estabelecimento está localizado na rua José Camilo de Camargo, 5, região central. A sala tem 320 lugares. O filme tem classificação indicativa livre. A pré-estreia integra a programação comemorativa de 32 anos da emancipação política do município.

O filme, produzido pela Secretaria de Cultura, é um média-metragem com 45 minutos de duração. O enredo é sobre um morador, chamado Augusto, que conta a história de Hortolândia para sua neta, Tainá. Ao mostrar fotos antigas, o avô explica para a menina fatos sobre a formação e a evolução da cidade. O filme foi criado pela historiadora Julia Rany Campos Uzun e pelo videomaker Diego Freitas.

De acordo com Julia Rany, a ideia para o filme surgiu da falta de materiais sobre o município. “Eu e Diego percebemos que não havia nenhuma versão oficial que explicasse em linguagem simples e acessível para a população a formação de Hortolândia. A partir dessa constatação, tivemos a ideia de fazer o filme, no qual contamos com o apoio da Prefeitura”, explica Julia. O filme tem cenas filmadas em pontos turísticos da cidade, como o Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, o Parque Remanso das Águas e a Praça A Poderosa.

No filme, o avô mostra para a neta fotos antigas dele e da família na cidade. “Com isso, quisemos destacar como a história de cada morador se mistura com a história da cidade. Todas as famílias, do passado e de hoje, ajudaram e ajudam a construir cada pedacinho do município. Todos juntos fazem a história de Hortolândia”, destaca a historiadora. No final do filme, é feita uma homenagem às famílias tradicionais da cidade.

A historiadora ressalta que o título do filme destaca uma das qualidades do município. “No filme, o avô fala sobre os sonhos que ele tinha quando chegou a Hortolândia, ainda criança, e como conseguiu realizá-los. A ideia é que Hortolândia é uma cidade onde, mais do que apenas garantir a sobrevivência, é possível sonhar e alcançar grandes objetivos”, destaca Julia.

ANIMAÇÃO

Para atrair o interesse das crianças, a historiadora Julia Rany destaca que o filme tem 15 sequências em animação. Esses trechos abordam fatos sobre a história de Hortolândia, como o fato da cidade ter sido ponto de passagem de tropeiros no século XIX, a alcunha pejorativa pela qual a cidade era chamada, “Terra dos pés vermelhos”, entre outros.

Outro destaque do filme é a atriz mirim, Lory Habib, de 10 anos. Ela interpreta a personagem Tainá, neta do morador Augusto. “Para mim foi uma honra participar de um filme sobre a cidade. Foi o primeiro filme da minha carreira”, conta animada a jovem atriz.

Para Lory, trabalhar no filme foi uma experiência enriquecedora. “Nossa! Aprendi várias coisas sobre a cidade. Uma delas foi sobre o nome. Antes de ser Hortolândia, o nome da cidade era Jacuba. Foi uma experiência legal! A Taina, a personagem que eu faço, é uma menina curiosa. Fiquei um pouco nervosa. Mas, aí a Lu Chagas, a outra atriz do filme, me ajudou”, destaca a atriz mirim.

Nascida na cidade, Lory morou no Jardim Santa Rita de Cássia. Um de seus lugares preferidos é a Praça A Poderosa. “Lá é um lugar grande. Gosto de ir lá para andar de bicicleta com a minha irmã”, conta a menina. Atualmente, Lory se mudou para a cidade de São Paulo, com a família, para poder trabalhar no consagrado musical "O rei leão", que irá reestrear em breve.

O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, ressalta que o filme é motivo de orgulho para a cidade. “Estamos orgulhosos de poder levar uma produção de ótima qualidade sobre a história da cidade para os moradores e a região. É uma conquista do povo hortolandense, que pode conhecer e se reconhecer num filme que faz brotar nos nossos olhos toda a memória e um emaranhado de lindas emoções”, destaca Bueno.

Estreia do filme “Cidade dos sonhos”:

Data: 18/05 (quinta-feira)

Local: Sala 1 – Cinesystem do Shopping Hortolândia

Endereço: rua José Camilo de Camargo, 5

Ficha técnica do filme:

Elenco: Moacir Fercon, Lu Chagas, Theo Black e Lory Habib

Adaptação: Régis Bueno

Montagem: Diego Freitas

Direção de fotografia: Willian Samuray

Produção: Liza Marcelly

Som direto: Diego Freitas

Arte: Juca Tancredi