Capacitação sobre primeiros socorros da Prefeitura de Hortolândia ajuda a salvar vidas de crianças

Com os conhecimentos adquiridos na formação, servidora municipal salvou crianças em ocorrências de asfixia e convulsão

A Prefeitura de Hortolândia realiza com frequência capacitações sobre primeiros socorros para servidores municipais. O treinamento é importante para que eles saibam como agir em situações de emergência. Foi o que aconteceu com a professora de Educação Especial da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Agnes Damada, que salvou crianças deficientes que tiveram asfixia e convulsão.

Antes de se tornar professora, Agnes foi educadora infantil. Nessa época, ela participou da capacitação sobre primeiros socorros ministrada pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), órgão vinculado à Secretaria de Saúde. Com o conhecimento adquirido no treinamento, a servidora foi capaz de evitar engasgo causado por pedaço de alimento que ficou preso nas vias áereas de um de seus alunos.

Ao perceber a situação, ela executou a Manobra de Heimlich. A técnica consiste em ficar atrás da vítima, enlaçá-la com os braços em volta do abdome, fazendo pressão para provocar tosse na vítima, e com isso ela expelir o pedaço de alimento ou corpo estranho que esteja obstruindo as vias aéreas.

“Foi uma ação imediata. Assim que percebi que a dificuldade de engolir, já executei a manobra para expelir o pedaço de alimento que ficou preso nas vias aéreas. Felizmente, deu tudo certo”, relata Agnes, salientando que ter o conhecimento sobre como prestar os primeiros socorros foi essencial.

CONVULSÃO

Graças ainda à capacitação da qual participou, Agnes também socorreu outra criança deficiente que sofreu convulsão. Imediatamente, a servidora realizou o procedimento necessário. “Na capacitação de primeiros socorros que fiz, o SAMU também explicou como agir em casos de convulsão. Fiz os procedimentos, chamei a diretora da escola para ajudar. Entramos em contato com a família da criança para que a levassem para o hospital. Felizmente, nesse caso também deu tudo certo, e a criança ficou bem. Ter feito o treinamento do SAMU foi essencial para saber como proceder nessa situação”, conta a servidora.

Neste mês, Agnes participou novamente da capacitação (foto) sobre primeiros socorros que o SAMU ministrou para 100 profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Na ocasião, ela deu depoimento sobre os casos das crianças que socorreu.

“O depoimento da Agnes foi bastante explicativo. Ela deu um exemplo prático sobre a importância de prestar os primeiros socorros em situações de emergência, e como isso pode salvar vidas. Para nós é gratificante ver que os conhecimentos que passamos são úteis e colocados em prática quando necessário pelos servidores, principalmente por aqueles que trabalham diretamente com o público”, destaca o coordenador do SAMU, o enfermeiro Renato Lopes Machado, que ministrou a capacitação. Ainda neste mês, o SAMU ministrará mais capacitações sobre primeiros socorros para servidores da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.