Beneficiários do Residencial Esperança conquistam vida nova ao se mudarem para apartamentos

Prefeitura de Hortolândia iniciou liberação gradativa das unidades habitacionais em março; processo de ocupação se encerra na próxima semana

A Prefeitura de Hortolândia autoriza, nos próximos dias, a mudança dos moradores dos 20 últimos apartamentos que faltam ser ocupados pelos 100 beneficiários do Condomínio Residencial Esperança, no Jardim Boa Esperança. Desdobramento do evento promovido em março, em que foram realizadas as entregas simbólicas das chaves de 100 moradias, o empreendimento prevê a mudança gradativamente e organizada dos contemplados, que agora terão uma vida mais digna na casa própria.

Ainda com os móveis, roupas e eletrodomésticos espalhados pelo apartamento, que possui dois dormitórios, cozinha, sala e banheiro, a moradora Thelma Batista de Oliveira, 64 anos, comemora a mudança para a casa própria: “Eu estou muito feliz, estou no meu lugar. Eu morei muito de aluguel, um dinheiro que vai e não volta. Ter a casa da gente é outra coisa”, comenta.  Acompanhada do marido, Jailson Santos, 64 anos, o casal planeja a compra de novos móveis e a visita dos netos, que moram em outra cidade.

No andar de baixo, a moradora Maria Ângela Oliva, 54 anos, relembra a antiga casa em que morou nos último doze meses, no bairro Nova Hortolândia: “Aqui é nosso, lá a gente pagava aluguel. Hoje eu já chorei muito, é só entrar aqui que eu choro. A sensação é de alívio e de segurança”. Beneficiados pelo programa Auxílio Aluguel desde a remoção de habitações em áreas irregulares, de risco ou de preservação permanente, as famílias contempladas pelo empreendimento foram selecionadas por meio de sorteio, para definição do bloco e apartamento. Com a finalização das vistorias no início deste mês de março, os primeiro moradores se mudaram para o local no ultimo mês. Dos cinco blocos que compõem o residencial, quatro já foram ocupados. Durante cinco anos, os beneficiários não poderão vender tampouco alugar o imóvel recebido.

A construção do Residencial Esperança teve início em 2011, com recursos do Governo Federal. Devido a mudanças nos projetos e interrupções de contratos, as obras estavam paralisadas desde 2014. No final do ano passado, o empreendimento caminhou para a etapa de finalização, com aproximadamente R$ 400 mil investidos na instalação de pisos vinílicos em todos os apartamentos.

"Com a finalização do empreendimento, temos a expectativa de melhora de condições de vida dos novos moradores, que passam a viver em condomínio verticalizado. Além disso, com a redução dos passivos advindos do Auxílio Aluguel a essas famílias, temos a possibilidades de atender outros moradores em situação de vulnerabilidade”, comenta o secretário adjunto de Habitação, Renato Franceschini Bueno.

Ao todo, de acordo com a Secretaria de Habitação, foram investidos aproximadamente R$ 8 milhões no empreendimento do Residencial Esperança, dos quais 70% com recursos federais e 30% da Prefeitura.