Futuros moradores do Residencial Esperança participaram de entrega simbólica das chaves, neste sábado (04/03)

Prefeitura de Hortolândia entregou 100 apartamentos populares no Jardim Boa Esperança

Famílias de diversas regiões da cidade atendidas pelo Auxílio Moradia, participaram, na manhã de sábado (04/03), do evento realizado pela Prefeitura de Hortolândia para a entrega de 100 unidades de moradia popular do Condomínio Residencial Esperança, no Jardim Boa Esperança. O empreendimento, construído com recursos do Governo Federal, é formado por cinco blocos de cinco andares. Cada bloco conta com 20 apartamentos, dos quais um é para PCD (Pessoa Com Deficiência). Cada unidade possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

As famílias selecionadas participaram de um sorteio para definição do bloco e o número do apartamento. A vistoria técnica acontece a partir do dia 27 de março e, logo em seguida o apartamento é liberado para a mudança. A expectativa é que até o dia 15 de abril todo o condomínio já esteja ocupado pelos novos proprietários. O apartamento será recebido pelo futuro morador a custo zero por meio de doação. Durante 5 anos, o beneficiário deverá seguir uma série de regras, entre elas, não alugar e não vender o imóvel. Caso alguma regra seja descumprida, durante o prazo, o imóvel retornará para a Prefeitura para atendimento de uma nova família.

"Sempre sonhei em ter uma casa própria e, agora, a oportunidade que minha família poderá ter de viver em um local como este é muito importante para o nosso futuro. Fiz questão de vir até aqui para este evento. Estou vendo o sonho de todos próximos à mim se realizar. O sentimento é de alegria", explica a dona de casa Cleuza Dias, 52 anos, moradora da Vila Real, uma das beneficiárias do condomínio.

As famílias que irão morar nas novas unidades habitacionais são oriundas de áreas de remoção, e em situação de vulnerabilidade social, devidamente cadastradas pela Secretaria Municipal de Habitação. "Sempre lutei muito com a minha família para podermos ter o nosso lar. Quando soube pela Prefeitura da chance de ter um apartamento tão bonito como este e poder estar em lugar melhor para vivermos", comenta a dona de casa Maria José dos Santos, 61 anos, moradora do Jardim Novo Ângulo, que participou do evento com a irmã e o sobrinho.

"Esperança. O nome deste bairro e deste condomínio representa muita coisa. A esperança de dias melhores, de dignidade. O papel do governo é oferecer condições para quem mais precisa e hoje, estamos aqui, todos juntos, em mais uma grande conquista para estas famílias. As prioridades para uma vida melhor são moradia e emprego e, para isto, continuaremos reforçando nosso trabalho e alimentando o sonho das pessoas. A união de todos faz uma cidade cada vez melhor", comentou o prefeito Zezé Gomes durante a entrega simbólica das chaves das unidades habitacionais.

A construção do empreendimento foi iniciada em 2011, com recursos do Governo Federal. Atrasos na obra, em razão de alterações no projeto, impediram a renovação do contrato, paralisados desde 2014. Em junho de 2019, a Prefeitura conseguiu recuperar o convênio para finalizar a obra. A Secretaria de Habitação assinou a ordem de serviço para a retomada dos trabalhos em setembro de 2019. De acordo com a Secretaria de Habitação, foram investidos R$ 8 milhões, sendo 70% com recursos federais e 30% de contrapartida da Prefeitura.

"Nós sabíamos que o desafio seria grande mas nunca deixamos de trabalhar para as famílias de Hortolândia. Poder ver todos aqui com um lar para chamar de seu é extremamente gratificante e nos fortalece para continuar nesta caminhada. O projeto continua e sempre prevalecerá a vontade de fazer diferença na vida das pessoas", explicou o secretário de Habitação, Rogério Mion.