Redobre os cuidados para evitar o Aedes aegypti em sua casa

Nesta semana, Prefeitura de Hortolândia realiza busca ativa e nebulização em quatro regiões da cidade

Apesar do outono já ter começado, o município tem registrado calor forte nos últimos dias. Em razão disso, a Prefeitura de Hortolândia orienta a população a redobrar os cuidados para evitar o Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika. A Administração Municipal continua a fazer a parte dela no combate ao mosquito. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realiza ação casa a casa nas regiões do Jardim Nova América e Jardim Santa Clara do Lago, e nebulização no Jardim Novo Cambuí e no Jardim das Figueiras.

A UVZ volta a solicitar para que os moradores deixem os agentes entrarem em suas casas para executar as ações de eliminação do Aedes aegypti. O órgão salienta que as equipes estão identificadas com crachá e uniforme. O órgão orienta ainda os moradores para que fiquem atentos contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum tipo de dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar as ações. Em caso de dúvidas e orientações, a população pode ligar para a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Na ação casa a casa, os agentes fazem a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

Já na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar um tipo de inseticida no ar para eliminar os mosquitos adultos. Os agentes utilizam equipamentos nebulizadores fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor. O trabalho dura entre 15 a 20 minutos. Durante esse período, os agentes solicitam para que os moradores fiquem fora de suas casas. De acordo com a UVZ, o inseticida é seguro e não faz mal para as pessoas.

Para evitar a presença do mosquito em suas casas, os moradores devem adotar uma série de ações. Uma delas é fazer regularmente a limpeza das áreas externas de suas casas. É importante também recolher objetos e recipientes que possam acumular água parada, tais como garrafas PET, pneus velhos, embalagens plásticas, entre outros. Água parada é a condição propícia para a fêmea depositar ovos que darão origem a mais mosquitos.

A Prefeitura de Hortolândia reforça que o descarte correto de resíduos e recicláveis deve ser feito nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). A lista de PEVs pode ser conferida no site da Prefeitura, por meio deste LINK

SINTOMAS

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que ele procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 713 casos notificados de Dengue, dos quais 57 positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya, são quatro casos notificados, dos quais dois negativos e dois aguardam resultado. Neste ano, Hortolândia ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Chikungunya e Zika.

CAPACITAÇÃO

Em paralelo ao combate ao Aedes aegypti, a UVZ participa de atividades de qualificação técnica para aperfeiçoar seu trabalho. Nesta segunda-feira (27/03), os agentes receberam uma capacitação referente sobre abelhas, vespas e maribondos.

De acordo com a veterinária do órgão, Tosca de Lucca Benini Tomass, a atividade apresentou formas de controle desses insetos, que são relizados quando os insetos oferecem algum risco para a população. Também foram abordados a biologia e o comportamento de cada uma desses insetos.