Dê um “xô” no Aedes aegypti! Deixe a Prefeitura entrar em sua casa para eliminar o mosquito

Nesta semana, equipes da UVZ realizam busca ativa e nebulização nas regiões do Jd. Novo Ângulo, Jd. Nova América e Jd. das Figueiras

Você quer evitar o Aedes aegypti? Então, deixe a Prefeitura de Hortolândia entrar na sua casa para eliminar o mosquito. Esta é a solicitação que a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, reforça para os moradores. O município segue com as ações de combate ao inseto, que é o transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika. Nesta semana, as equipes do órgão realizam casa a casa no Jardim das Figueiras e nebulização no Jardim Novo Ângulo e Jardim Nova América. A UVZ executa essas ações em regiões onde houve casos positivos notificados de arboviroses.

De acordo com a UVZ, as equipes continuam a enfrentar resistência dos moradores, que se recusam em deixar os agentes entrarem em suas casas para executar o combate ao Aedes aegypti. O órgão reforça que os agentes estão identificados com crachá e uniforme. O órgão ainda orienta os moradores para que fiquem atentos contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum tipo de dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar as ações. Em caso de dúvidas e orientações, a população pode ligar para a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Na ação casa a casa, os agentes fazem a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

Já na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar um tipo de inseticida no ar para eliminar os mosquitos adultos. Os agentes utilizam equipamentos nebulizadores fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor. O trabalho dura entre 15 a 20 minutos. Durante esse período, os agentes solicitam para que os moradores fiquem fora de suas casas. De acordo com a UVZ, o inseticida é seguro e não faz mal para as pessoas.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 554 casos notificados de Dengue, dos quais 37 positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya, são três casos notificados, dos quais um negativo e dois aguardam resultado. Neste ano, Hortolândia ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Chikungunya e Zika.