Ações da Prefeitura de Hortolândia para garantir desenvolvimento com sustentabilidade continuam

Durante a semana, foi realizado abraço simbólico à lagoa do OAPE

A semana da água terminou, mas, em Hortolândia, o cuidado para a preservação do recurso natural é contínuo. A água é essencial no desenvolvimento da cidade e das próximas gerações no município, que teve como primeiro nome Jacuba. A origem do nome é uma bebida feita às margens do Ribeirão Jacuba, quando os tropeiros que estavam a caminho de Goiás paravam para se alimentar e descansar. A partir disso, já é possível entender a relação de Hortolândia com a água.

Ribeirão Jacuba, símbolo da recuperação das nascentes

O Ribeirão Jacuba é o principal córrego que corta o município. A luta pela água na cidade tem sequência, atualmente, por meio do trabalho de recuperação de nascentes, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O esgoto tratado é despejado no Jacuba que deságua no Quilombo, em Sumaré, com condições positivas, colaborando para a revitalização deste ribeirão, cujo nascimento é em Campinas. Ele passa por Sumaré, Nova Odessa, Americana e deságua no Rio Piracicaba. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, hoje, a coleta de esgoto já é feita em 98% da cidade e o tratamento chega a 100% dos detritos coletados, colaborando para a qualidade da água devolvida ao meio ambiente.

Saneamento básico é mais sustentabilidade

Com o passar dos anos, Hortolândia também implantou parques socioambientais e construiu dois grandes reservatórios de água em trechos do Ribeirão Jacuba e do Córrego Santa Clara: o Parque Socioambiental Remanso das Águas, localizado no Jardim Carmen Cristina e o Parque Socioambiental Lago da Fé, localizado na região do Parque Gabriel. Além disso, a zeladoria com as questões ambientais aliadas ao crescimento da cidade com sustentabilidade, também foi realizada a recuperação da nascente do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Abraço simbólico no OAPE

O evento comemorativo ao Dia Mundial da Água foi realizado pela Prefeitura de Hortolândia, nesta semana, no OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola). A ação reuniu mais de 500 crianças de diversas escolas municipais e estaduais da cidade, representantes da Melhor Idade, das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e de Educação, de entidades do município, além da população em geral para o abraço simbólico na lagoa do parque. O objetivo foi despertar em todos a necessidade dos cuidados que devemos ter para preservar a água, principalmente em uma data tão importante como esta.