Semana da Água: Prefeitura segue com ações para preservação do recurso natural em Hortolândia

Dia Mundial foi comemorado na quarta-feira (22/03) com abraço coletivo simbólico na lagoa do OAPE

A água segue como o principal tema da semana em Hortolândia. Após a comemoração do Dia Mundial, celebrado com um abraço coletivo simbólico organizado pela Prefeitura com escolas estaduais, municipais, população e entidades da cidade na lagoa do OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), a Administração Municipal continua o trabalho educativo e as ações para alertar sobre a necessidade de preservação do recurso natural, sempre lembrando da luta histórica, desde antes da emancipação do município, para a obtenção da água.

A água que abastece Hortolândia vem do Rio Jaguari, de um ponto de captação há 20 quilômetros, localizado em Paulínia. A água bruta é tratada na ETA (Estação de Tratamento de Água), localizada no Jardim Boa Esperança. De lá, a água é distribuída para reservatórios espalhados por vários bairros da cidade. Hortolândia conta, atualmente, com 19 reservatórios locais de água ativos. Mesmo com a parceria entre Prefeitura e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para distribuição da água e saneamento básico, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pede a colaboração da população para o uso consciente da água. A economia contribui para a manutenção do abastecimento mesmo nos períodos de escassez de chuva.

"A população deve refletir sobre a importância da preservação e do uso racional dos recursos hídricos do município para o futuro. Esta data vai além da comemoração.  A causa ambiental só acontece com a ajuda e o envolvimento de todos. Continuaremos o trabalho para intensificar as ações e transformar o cotidiano de Hortolândia cada vez mais sustentável, pensando no futuro", destacou a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, durante o abraço simbólico à lagoa do OAPE.

Antes era água de poço

"Até o final dos anos 1970, as residências de Hortolândia eram abastecidas com água de poço. Durante muitos anos, ainda distrito, utilizávamos água da represa do Horto, localizada em Sumaré", explica o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Josemil Rodrigues.

Cidade é protagonista na causa, nos últimos anos

Nos últimos anos, Hortolândia ocupou um papel importante na questão da água. O ex-prefeito Angelo Perugini foi presidente do Consórcio Intermunicipal dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) por dois mandatos, entre os anos de 2009 e 2012. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além disso, os reservatórios fazem parte da criação do corredor ecológico da cidade, com parques socioambientais que futuramente estarão totalmente interligados. Esse conjunto de projetos proporcionará a ligação de vários parques e corredores verdes já existentes formando um único Parque Linear que passará por grande parte do município. O corredor segue o trajeto feito pelo Ribeirão e pelos córregos que cortam a cidade.

Hortolândia implantou parques socioambientais e construiu dois grandes reservatórios de água em trechos do Ribeirão Jacuba e do Córrego Santa Clara: o Parque Socioambiental Remanso das Águas, no Jardim Carmen Cristina e o Parque Socioambiental Lago da Fé, no Parque Gabriel, além de ter recuperado a nascente do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. "A preocupação também é com o saneamento básico. Hoje,  coleta de esgoto já é feita em 98% da cidade e o tratamento chega a 100% dos detritos coletados", comenta Rodrigues.

A luta pela água continua

Depois de emancipada, os trabalhos em torno da preservação da água nunca pararam. Recentemente, a Prefeitura desenvolveu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Plano Municipal de Arborização e Nascentes, que visa preservar os mananciais e, ao mesmo tempo, aumentar o número de árvores no município. Dois projetos de preservação de nascente de água estão em andamento na cidade: Parque Peron e Green Park.

“Hortolândia sempre teve uma relação de luta para contar com o abastecimento de água e para ter o saneamento básico de hoje. Não devemos esquecer de preservar este importante recurso para o desenvolvimento de nossa cidade e, também, para as futuras gerações. Hortolândia sofreu muito com a falta  de água. Demos a volta por cima e, com uso racional, esse bem tão importante para a vida não irá faltar e, para isso, essa luta deve ser de todos", comentou o prefeito Zezé Gomes na quarta-feira (22/03).