Semana começa com mutirão de limpeza em espaços públicos de Hortolândia

Serviço da Prefeitura mantém cidade limpa e bem cuidada

A zeladoria realizada, diariamente, por equipes da Prefeitura de Hortolândia em espaços públicos localizados em diferentes regiões da cidade continua. A limpeza e a varrição, neste início de semana está intensificada no Jardim Nossa Senhora de Fátima. O trabalho foi concluído em praças, ruas, avenidas e na área externa do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang. O mesmo trabalho também aconteceu no Jardim Adelaide. A unidade de saúde do bairro recebeu um mutirão de limpeza para receber a população durante a semana.

A praça do Parque dos Pinheiros, vias do Jardim Rosolem e as áreas interna e externa do campo de futebol do bairro, tradicional palco do futebol amador da cidade, receberam o serviço da Administração Municipal. Nestes locais, a ação foi concluída. Já em toda a extensão do Corredor Metropolitano e da avenida Panaíno, a intensificação é para a conclusão do mutirão de poda do mato. "Pedimos a colaboração da população para nos ajudar a manter os espaços limpos. O ato mantém a cidade bem cuidada e evita mau cheiro e abrigo de animais peçonhentos", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Hortolândia implanta novo conceito de zeladoria

Semana passada, Hortolândia lançou oficialmente a nova diretriz de limpeza e zeladoria urbana com a apresentação para a população dos novos dispositivos  que garantem a modernização do conceito implantado pela Prefeitura. Contêineres e maquinário vão compor a nova estratégia que contará com varrição mecanizada das avenidas. O projeto-piloto de implementação do trabalho acontece, primeiramente, no bairro e depois segue para outras regiões da cidade.

Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, inicialmente, são 250 contêineres instalados no Jardim Amanda com o objetivo de, até o final do primeiro semestre deste ano, serem aproximadamente mil dispositivos por toda a cidade. Já a varrição mecanizada deverá atingir dois mil quilômetros de vias limpas com a utilização do maquinário neste período.

O equipamento de varrição mecanizada será usado por equipes da Prefeitura, aumentando a eficiência do serviço e auxiliando o trabalho das equipes de varrição manual com mais segurança para estes trabalhadores, principalmente em avenidas com grande movimento. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, o maquinário será utilizado no período noturno para evitar problemas no fluxo do trânsito

Já os contêineres de plástico azul, começaram a ser instalados nos canteiros centrais de vias do Jardim Amanda para complementar a coleta manual. Os resíduos poderão ser depositados pela população no dispositivo, a qualquer hora. O lixo que ali será descartado, vai ser recolhido e o contêiner receberá a desinfecção e voltará ao local que foi instalado. Tudo isso, de maneira mecanizada. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, o projeto será expandido para todas as regiões da cidade, ainda neste ano.