População do Jardim Amanda recebe maquinários para início da modernização da limpeza pública em Hortolândia

Projeto piloto de coleta e varrição mecanizada da Prefeitura começará no bairro e chegará à todas as regiões da cidade

Na manhã desta quarta-feira (15/03), Hortolândia entrou oficialmente na nova era da limpeza e zeladoria urbana com a apresentação dos novos dispositivos que serão utilizados para garantir a modernização do conceito implantado pela Prefeitura. Quem participou da entrega dos aparelhos na avenida Cora Coralina, no Jardim Amanda, local do pontapé inicial dos serviços, acompanhou a dinâmica de funcionamento do maquinário que irá realizar a varrição mecanizada das avenidas e a instalação dos contêineres nos canteiros centrais das avenidas para o descarte regular do lixo. O projeto-piloto de implementação do trabalho acontece, primeiramente, no bairro e depois segue para outras regiões da cidade.

"Estamos deixando Hortolândia cada vez mais bonita e valorizada. Esta modernização do conceito de cidade bem cuidada é importante para moradores e comerciantes Primeiramente, começamos no Jardim Amanda, onde, desde a época do saudoso Angelo Perugini, tradicionalmente, iniciamos as ações que, futuramente, acontecerão, nas outras regiões. Pedimos o apoio da população para nos ajudar a manter estas ruas e avenidas limpas. Zeladoria é  cuidar melhor da saúde e do bem-estar de todos. Não queremos mais ver lixo no chão. Agora, entramos de vez em um novo tempo da limpeza pública", comentou o prefeito Zezé Gomes.

O equipamento de varrição mecanizada será usado por equipes da Prefeitura, aumentando a eficiência do serviço e auxiliando o trabalho das equipes de varrição manual com mais segurança para estes trabalhadores, principalmente em avenidas com grande movimento. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, o maquinário será utilizado no período noturno para evitar problemas no fluxo do trânsito. Já os contêineres de plástico azul, começaram a ser instalados nos canteiros centrais de vias do Jardim Amanda para complementar a coleta manual. Os resíduos poderão ser depositados pela população no dispositivo, a qualquer hora. O lixo que ali será descartado, vai ser recolhido e o contêiner receberá a desinfecção e voltará ao local que foi instalado. Tudo isso, de maneira mecanizada.

"A união de todas as secretarias da Administração Municipal foi extremamente importante para que chegássemos nesta etapa. Todos estão trabalhando para fazer o melhor para a população da cidade. Há muitos anos atrás, a luta começou pela iluminação, coleta e tratamento do esgoto, asfalto e, hoje, estamos aqui implantando varrição e coleta do lixo mecanizada. Vale a pena sonhar para sempre estarmos evoluindo e trazendo novidades que levarão Hortolândia para futuro", comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Desde o início do mês, o Jardim Amanda, recebe o mutirão de diversos serviços de zeladoria, ações que representaram o pontapé inicial da modernização dos conceitos de limpeza urbana e cuidados ambientais. Os moradores e comerciantes passaram por um trabalho de sensibilização com a entrega de panfletos informativos realizada por agentes da Administração Municipal. Além disso, o bairro recebeu a limpeza dos bueiros, Operação Tapa-Buraco em diversas vias e a revitalização dos canteiros centrais de avenidas com retirada de placas e lixeiras colocadas de forma irregular neste locais.

"Entre todos os trabalhos que começarão no Jardim Amanda, já realizamos a orientação aos moradores para não fazer o plantio de espécies de árvores inadequadas para a região. Isto também faz parte dos cuidados ambientais e evita acidentes. As equipes também intensificaram a poda dos galhos e, a partir do sábado (18/03), será iniciada a  implantação da coleta seletiva porta a porta em parte do bairro. São diversos fatores que aliam o novo conceito de limpeza urbana ao cuidado ambiental para Hortolândia ser cada vez mais sustentável", explica a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.

Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, inicialmente, são 250 contêineres instalados no Jardim Amanda com o objetivo de, até o final do primeiro semestre deste ano, serem aproximadamente mil dispositivos por toda a cidade. Já a varrição mecanizada deverá atingir dois mil quilômetros de vias limpas com a utilização do maquinário neste período. Hortolândia ainda conta com 13 PEV's (Pontos de Entrega Voluntária), distribuídos em cinco regiões da cidade para o descarte regular e gratuito de entulho e outros materiais.