Jardim Amanda é pioneiro em novo conceito de zeladoria

Na quarta-feira (15/03), Prefeitura de Hortolândia apresentará à população novos equipamentos e diretrizes dos serviços

O Jardim Amanda já faz parte da nova diretriz ambiental implantada pela Prefeitura de Hortolândia na cidade. Após o trabalho de sensibilização da população realizado pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a entrega dos panfletos informativos para moradores e comerciantes do local, agora, a nova etapa é a apresentação das medidas pioneiras para a zeladoria que será na quarta-feira (15/03). O Jardim Amanda será o primeiro bairro a receber diversas ações que se estenderão por toda a cidade.

A movimentação das equipes da Administração Municipal distribuídas nas principais vias do bairro na manhã desta sexta-feira (10/03), foi intensa com o mutirão da Operação Tapa-Buraco, poda de árvores e de mato no canteiro central das principais avenidas, jardinagem, limpeza de bueiro, retirada de entulho, manutenção nas tampas de acesso aos sistemas subterrâneos como de água e esgoto, por exemplo, além das pinturas de guias. E este foi só o início das medidas.

"Nesta sexta-feira, vistoriei as obras de revitalização e embelezamento da avenida Cora Coralina, região do Jardim Amanda. Esse é o projeto piloto e que vai se estender para as principais avenidas dessa grande região. Nos canteiros centrais faremos jardinagem, recuperaremos guias e sarjetões, poda de árvore, pintura e tapa-buraco. Além disso, na próxima semana apresentaremos maquinários para varrição de ruas e os novos contêineres para coleta de lixo. Este é um primeiro passo dessa grande ação, cujo objetivo é garantir uma cidade mais bonita, limpa e organizada para todos!", comentou o prefeito José Nazareno Zezé Gomes em visita ao bairro.

Novo conceito de zeladoria para Hortolândia

A revitalização dos canteiros centrais de todas as avenidas, priorizando a limpeza e a readequação dos dispositivos para a instalação de contêineres de descarte regular do lixo doméstico, a varrição mecanizada, realizada com veículos próprios para manter as ruas sempre limpas, a retirada de placas e lixeiras colocadas de forma irregular nos canteiros centrais das vias públicas e a implantação da coleta seletiva porta a porta, inicialmente abrangendo uma grande área que vai da avenida Anita Garibaldi até a avenida Santana, podendo ser ampliada, são os pilares desta nova era ambiental para a cidade.

"O Jardim Amanda recebe o início deste novo sistema de zeladoria para Hortolândia. O objetivo sempre será a ampliação do trabalho para todas as regiões da cidade e, assim, modernizaremos por completo tudo o que é relacionado à uma cidade mais limpa e agradável para a população e visitantes", comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

"A ação do Governo Municipal é um novo conceito de zeladoria, muito importante para o futuro de uma cidade sustentável para as próximas gerações. Outra novidade é a Coleta Seletiva Porta a Porta, mais uma ação ambientalmente correta para ser implantada no bairro", explica o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Josemil Rodrigues.

"O trabalho de sensibilização foi muito bem aceito pelos moradores e comerciantes. Uma cidade limpa e bem cuidada com serviços aliados ao embelezamento, é um local que todos querem viver", explica o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni.

Agenda Verde

A população pode fazer denúncias de problemas ambientais por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store pelo celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.