Hortolândia registra saldo positivo de 282 vagas de emprego em janeiro deste ano

Dados do CAGED, do governo federal, também mostram saldo anual positivo entre 2022 e 2023

Hortolândia registrou saldo positivo de 282 vagas de emprego, em janeiro deste ano. Foram ao todo 2.034 admissões e 1.752 desligamentos. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério de Trabalho e Previdência do Brasil.

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (09/03), mostrou ainda saldo anual positivo de 2.467 vagas de emprego, entre os meses de fevereiro de 2022 e janeiro de 2023. Neste período, houve 23.601 admissões e 21.134 desligamentos, na cidade.

Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, os números positivos refletem a recuperação econômica do município, no período pós-pandemia, e a ação do Poder Público como agente fomentador da economia local.

“Isso mostra que o poder público municipal da nossa cidade tem um planejamento integrado de todos os setores econômicos. Todas as ações que vem sendo tomadas pelo governo, nos últimos anos, vêm dando resultados positivos: investimentos na infraestrutura e na mobilidade urbana da cidade, formação e qualificação da mão de obra de maneira constante, apoio, incentivo e fomento de políticas públicas, para os pequenos, médios e grandes empreendedores da cidade”, argumenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, João Pereira da Silva.

Neste cenário de resultados favoráveis, alguns números levantados pela Secretaria auxiliam a ver o papel dos demais agentes econômicos. “As indústrias foram responsáveis por 207 vagas preenchidas. A Construção civil, em segundo lugar, com 37 vagas, seguindo o comércio com 24 e outros serviços com 14 vagas. O PIB municipal é formado pela robusta participação da indústria com 34% de sua comparação; serviços de informática e comunicação com 12,3%; transportes com 11,4%; construção civil público e privado, 16,5%; outras atividades de serviços, 7,6%; atividades imobiliárias, 2,2%; administração, defesa, educação, 1,5% e comércio, 5,5%”, afirma o secretário adjunto, Dimas Corrêa Pádua.

Ao ressaltar a significativa participação da indústria nas contratações, Pádua projeta cenários futuros positivos. “Os robustos salários desta atividade econômica irão produzir resultados impactantes para nossa economia, crescimento do potencial de consumo das famílias, refletindo e ampliando nosso comércio local, assim novos empregos surgirão, novas unidades de comércio virão para o município. Significa que começamos bem o ano”, acrescenta o secretário adjunto.