Importância do SUS é discutida em pré-conferências de saúde da Prefeitura de Hortolândia

Eventos também servirão para levantar propostas e escolher delegados para a 10ª Conferência Municipal de Saúde

Cerca de 90 moradores de Hortolândia participaram das duas primeiras pré-conferências municipais de Saúde, promovidas pela Prefeitura. A primeira, na terça-feira (14/02), mobilizou 35 pessoas na região do Jd. Amanda. A segunda, na manhã desta quarta (15/02), reuniu 56 participantes, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida do Rosolém, no Jd. Rosolém.

Os eventos são preparatórios para a 10ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no início de março deste ano. Em pauta está a importância do SUS (Sistema Único de Saúde), a garantia de direitos e a defesa desta rede pública de atendimento, que se mostrou tão vital durante a pandemia do Coronavírus no Brasil, salvando milhares de vidas. Ao todo, segundo a Secretaria de Saúde, haverá cinco pré-conferências, neste mês. A próxima será na sexta (07/02), às 9h, no Salão Paroquial Dom Bruno Gamberini na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Rua Sebastião de Paula, 57, na Vila Real. O evento é aberto à comunidade em geral.

Além de membros da comunidade, participaram dos eventos iniciais os diretores da Secretaria de Saúde, Cilene de Oliveira Mantuan (Atenção Básica e Gestão do Cuidado), Fátima Gomes (Atenção Especializada), Aparecida Bambini (Apoio à Gestão) e Antônio Stivalli (Vigilância em Saúde) e representantes do Conselho Municipal da Saúde, como o presidente Darci Pinheiro de Oliveira. Na ocasião, foram indicados delegados dos três segmentos: usuários, trabalhadores e gestores da saúde.

Os eventos buscam mobilizar a população em geral a participar do debate sobre o tema – “Garantir direitos e defender o SUS (Sistema Único de Saúde), a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A partir daí, são abordados quatro eixos correlatos, um em cada pré-conferência. São eles: o Brasil que temos e o Brasil que queremos; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

“É muito importante a participação das pessoas nessas pré-conferências para que a gente já possa preparar as propostas que serão levadas à Conferência Municipal de Saúde, ouvindo cada uma das regiões do município”, afirma o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Antônio Stivalli.

A 10ª Conferência Municipal de Saúde será no dia quatro de março deste ano, das 8h às 17h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, localizada na Rua Maria de Lourdes C. Cancian, 92, no Remanso Campineiro.

Confira as datas e os locais das pré-conferências restantes:

17/02, sexta-feira, às 9h - Salão Paroquial Dom Bruno Gamberini na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Rua Sebastião de Paula, 57, Vila Real

23/02, quinta-feira, às 9h - UBS Novo Ângulo, na Rua Edézio Vieira de Moraes, 146, Jardim Novo Ângulo

24/02, sexta-feira, às 9h – Comunidade Santa Clara, na Rua José Roberto Lehn, 10, Jardim Santa Clara do Lago I