Polícia Militar conhece sistema operacional da Central de Monitoramento

Policiais terão acesso às telas, com o objetivo de ampliar ações preventivas

Em funcionamento desde o final do ano passado, a nova Central de Monitoramento inteligente da Prefeitura de Hortolândia, localizada no bairro Remanso Campineiro, já é realidade ao agregar segurança pública e viária com modernidade. Para fortalecer este compromisso com a população, representantes da Polícia Militar realizaram uma visita na sala de operações, onde, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, agentes da PM também terão acesso. O trabalho aumentará, ainda mais, as ações preventivas e integradas que coíbam crimes.

"O objetivo é utilizar a infraestrutura criada para, também, aumentarmos a segurança pública em Hortolândia. Os agentes da PM que realizarem a operação na central terão acesso às câmeras de monitoramento e aos equipamentos de fiscalização para acompanhamento em tempo real de tudo o que estiver acontecendo nas ruas e avenidas da cidade. Este sistema integrado facilita o atendimento à população com rapidez, agilidade e inteligência para evitar ações criminosas", comenta o diretor de planejamento e projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa.

Funcionando 24 horas por dias nos sete dias da semana, a central é a base da "muralha digital". Os aparelhos oferecem um novo conceito de zeladoria. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, são dezenas de telas, com capacidade de transmitir imagens individuais, capturadas pelas câmeras inteligentes distribuídas em vias de todas as regiões da cidade. É possível acompanhar as imagens obtidas por meio de um "mega" telão. Com clareza, é possível a identificação de placas de veículos furtados ou roubados.

"Este reforço para a segurança da cidade com a operação inteligente implantada em Hortolândia é importante para quem mora aqui e para todas as cidades da região. Portanto, vamos continuar o trabalho para sempre melhorar a estrutura oferecida aos nossos profissionais. O objetivo é a ampliação de todo o sistema para oferecer o melhor da segurança urbana e viária à população. Em breve, vamos ampliar o controle dos semáforos, transporte escolar, iluminação pública e câmeras de segurança", explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.